Bombeiros realizam treinamento para os Jogos Olímpicos
Grupamento de Bombeiros, da Gávea, faz treinamento no terraço do Shopping Leblon, no Rio.

Bombeiros realizam treinamento para os Jogos Olímpicos

Operação reuniu 30 militares e reforçou a preparação para o evento esportivo

 

O 25º Grupamento do Corpo de Bombeiros, da Gávea, realizou ontem uma grande simulação de incêndio para treinar equipe de militares no Shopping Leblon, na Zona Sul. A operação buscou preparar os militares para ocorrências similares na região de abrangência da unidade, assim como para os Jogos Olímpicos. Trinta bombeiros participaram da ação que contou com o uso de um carro com plataforma mecânica e outro com bomba-tanque para combate a incêndio, além de um veículo de busca e salvamento e duas ambulâncias. Dois focos foram controlados no shopping localizado na Av. Afrânio de Melo Franco. Um no terraço e outro na praça de alimentação.

– Em torno de 8h25 fomos acionados pela equipe do shopping. As viaturas saíram da unidade por volta das 8h28 e, em alguns minutos, chegaram ao local da ocorrência. Portanto, tivemos um bom tempo-resposta. Buscamos treinar nossos bombeiros para a prestação de socorro em ambientes fechados e com grande fluxo de pessoas. Temos intensificado este tipo de treinamento até a chegada das Olimpíadas – explicou o comandante da unidade, tenente-coronel Fábio Couri.

No terraço, o incêndio foi solucionado com o uso de uma plataforma mecânica. O equipamento atinge 60 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares.

Já na praça de alimentação foi preciso socorrer duas vítimas graves.

Presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon (APPL), Augusto Boisson, aprovou o treinamento.

– Acreditamos que este tipo de ação é fundamental, ainda mais agora que vamos receber as Olimpíadas em breve – disse Boisson.

 Militares do Méier viajam para Nova Iorque

Militares do grupamento do Corpo de Bombeiros do Méier, na Zona Norte, vão viajar para Nova Iorque, nos Estados Unidos, no sábado (14/5). A visita à cidade norte- americana faz parte da premiação pela excelente atuação no combate ao incêndio no Shopping Nova América, em 16 de fevereiro de 2015.

Cerca de 10 representantes da corporação vão conhecer a estrutura de salvamento americana, além do centro de treinamento Randall´s Island. O grupo venceu a competição Conrad Dietrich Magirus. O resultado foi divulgado na Alemanha, no dia 22 de janeiro.

–Vamos trocar experiências, conhecer a estrutura, a dinâmica de funcionamento dos quartéis de Nova Iorque e o tipo de formação dada aos bombeiros americanos. Também vamos ver os equipamentos usados. Todo o conhecimento adquirido na visita é sempre fonte de inspiração para o nosso trabalho no Estado do Rio.  A expectativa é grande. Chegaremos no Brasil no dia 21 – disse o ex-comandante do grupamento do Méier e atual responsável pelo Comando de Bombeiros de Área X – Capital lI, coronel Cláudio Pedro Nicácio.

Salvamento

Localizado na Zona Norte do Rio, o Shopping Nova América foi tomado por um grande incêndio, com chamas de cerca de 30 metros de altura. A rapidez dos bombeiros foi primordial para o combate à emergência. Os militares atuaram na retirada dos trabalhadores que se preparavam para a abertura dos estabelecimentos. Pelo menos 100 bombeiros de 10 quartéis atuaram na ocorrência, com apoio de 30 viaturas e duas aeronaves.

Foto: Maurício Pingo

Deixe uma resposta