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BR-101/RJ recebe 1,2 bilhão de verba federal para estudos de obras

Valor será destinado para implantação de terceira faixa e variante.
Concessionária informou que duplicação está em andamento desde 2011.

Como parte da nova etapa do Programa de Investimentos e Logística (PIL) anunciada pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira (9), o Ministério dos Transportes publicou nessa quarta (10), 11 editais autorizando empresas privadas que tem concessão pública a promoverem estudos técnicos e de viabilidade para execução de obras no modal rodoviário. Para a BR-101/ RJ Norte são destinados R$ 1,2 bilhão.
Para a futura concessão, os estudos técnicos deverão considerar obras como inclusão de contornos e variantes e a exclusão, modificação e inclusão de segmentos da malha viária adjacente, além do fracionamento dos trechos em mais de uma concessão. Cada uma dessas alterações deverá ser devidamente fundamentada e tecnicamente justificada.
A concessionária que administra a BR-101, Autopista Fluminense, informou que o Plano de Investimento em Logística não possui impacto nas obras de duplicação da rodovia, que já estão andamento. Ainda segundo a concessionária, os atuais empreendimentos já estavam previstos no contrato de concessão da BR-101/RJ Norte, mas o montante do Governo Federal será destinado para os estudos de implantação de uma terceira faixa no trecho de 23 quilômetros entre Avenida do Contorno (Niterói) e Manilha (Itaboraí), além da construção de uma variante para eliminar os gargalos no Trevo de Manilha e Varandinha, no acesso a cidade de Itaboraí.
Trechos da rodovia já estão liberados para tráfego (Foto: Divulgação )
Trechos da rodovia já estão liberados para tráfego
(Foto: Divulgação )
Duplicação
Com investimento na ordem de R$ 950 milhões, a duplicação da BR-101/ RJ, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, está com 68 quilômetros de obras em andamento, entre as regiões de Casimiro de Abreu e Rio Bonito, Macaé e Campos dos Goytacazes. O objetivo é que até o final de 2015, cerca de mais 80 Km de duplicação estejam liberados, sendo mais 20 Km em Campos dos Goytacazes e 60 Km entre as regiões de Casimiro de Abreu e Rio Bonito, fechando o ano com cerca de 120 Km de obras de duplicação.
As obras estão sendo realizadas pelo contrato de concessão da rodovia iniciado em 2008 após leilão promovido pelo Governo Federal. A duplicação teve em agosto de 2011, no trecho entre Macaé e Campos dos Goytacazes e tem previsão de término para 2017.
O diretor superintendente da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira, disse ao G1 que os investimentos no setor rodoviário são fundamentais e, principalmente na BR-101, que ao final das obras de duplicação contará com uma infraestrutura logística para atender à exploração do petróleo, a indústria naval e o escoamento portuário.
“A modernização das rodovias brasileiras é uma necessidade para aumentar a competitividade brasileira. Esse esforço é fundamental para agilizar o trabalho de exportadores, diminuir custos, aumentar a eficiência e, desta forma, ampliar a presença do Brasil no mercado internacional. O trabalho que estamos desenvolvendo favorece o polo naval de Niterói, ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Itaboraí) e ao Porto do Açu (São João da Barra). Também é necessário ressaltar que as obras de infraestrutura são fundamentais para dar condições de segurança adequadas para as rodovias brasileiras, minimizando o risco de acidentes e aumentando o conforto das viagens”.
Stella Freitas
Do G1 Norte Fluminense

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