Levantamento também demonstrou que apps de comunicação são até 10 vezes mais comuns que os demais
Uma pesquisa comprovou que a região em que aplicativos para celular são mais populares é o Brasil. Segundo o levantamento App Olympics produzido pela Cheetah Mobile, cada brasileiro usa, em média, 29,23 aplicativos por mês. O engajamento, ou seja, a quantidade de vezes em que os aplicativos são abertos, é de 53,62 aplicativos por mês.
A pesquisa também apontou quais tipos de aplicativo têm mais ou menos concorrentes em cada país. No Brasil, os destaques são apps relacionados à produtividade, redes sociais e personalização. Ao mesmo tempo, o País não tem uma concorrência muito forte em relação aos games, em especial educacionais, simuladores, de ação ou de corrida, o que pode ser uma oportunidade para novos desenvolvedores.
A análise utilizou dados de 52 milhões de smartphones Android de nove países para descobrir como os usuários utilizam seus dispositivos e aplicativos. Os dados se referem a aplicativos disponíveis no Google Play, loja de aplicativos do Google, que conta com cerca de 2,3 milhões de títutlos.