quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 9:36

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Caetano Veloso será homenageado com Medalha Tiradentes, maior honraria do Rio

Caetano Veloso será homenageado com Medalha Tiradentes, maior honraria do Rio

Cantor Caetano Veloso – Foto: Divulgação

O cantor e compositor Caetano Veloso será agraciado com a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo estado do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a concessão da distinção na última quinta-feira (28), em reconhecimento à relevância artística e política do músico.

A indicação partiu da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB). “Caetano Veloso é um patrimônio do nosso país. Sua voz e sua arte acompanharam as lutas do povo brasileiro contra a ditadura, pela democracia, pela liberdade e pela afirmação da diversidade cultural. A Medalha Tiradentes é o reconhecimento justo da Alerj a um artista que honra a nossa história”, afirmou a parlamentar.

A medida deve ser promulgada pela Mesa Diretora da Alerj e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias. A cerimônia de entrega ainda não tem data definida.

A proposta tem coautoria dos deputados Carlos Minc (PSB), Verônica Lima (PT), Lilian Bhering (PCdoB), Yuri (PSol), Flavio Serafini (PSol) e Elika Takimoto (PT).

Trajetória

Nascido em Santo Amaro, na Bahia, Caetano Veloso vive no Rio de Janeiro desde a década de 1960. Um dos fundadores do Movimento Tropicalista, o cantor chegou a ser preso e exilado durante a ditadura militar por suas posições políticas contestadoras.

Com dezenas de álbuns lançados, Caetano é reconhecido como um dos maiores nomes da música popular brasileira, autor de sucessos nacionais e internacionais. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 50 discos, com clássicos como Alegria, Alegria; Tropicália; Sozinho e Você é Linda.

Aos 83 anos, continua em atividade e atualmente realiza uma turnê pelo país.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Cremerj promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

O Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) promove nesta quarta-feira, (7) campanha…

Ir para o conteúdo