sexta-feira, 15 de maio de 2026 - 5:36

  • Home
  • Alerj
  • Câmara de Japeri aprova eleição indireta em caso de dupla vacância na Prefeitura

Câmara de Japeri aprova eleição indireta em caso de dupla vacância na Prefeitura

Foto: Vinicius Barros

A Câmara Municipal de Japeri aprovou uma emenda à Lei Orgânica do Município que institui eleição indireta em caso de dupla vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito. A medida busca atualizar a legislação municipal e criar uma regra mais clara para situações de crise no comando do Poder Executivo.

Na prática, a mudança estabelece um caminho institucional para a escolha de um novo chefe do Executivo caso prefeito e vice deixem os cargos ao mesmo tempo. A proposta foi apresentada como uma forma de dar maior segurança jurídica ao município e evitar disputas prolongadas em momentos de instabilidade política.

O tema ganhou força no Rio de Janeiro depois das discussões sobre a sucessão no governo estadual, envolvendo o ex-governador Cláudio Castro e o então presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. O caso levou o STF a analisar a forma de escolha para um eventual mandato-tampão no governo fluminense.

Debate chegou às redes sociais

Em Japeri, a aprovação da emenda também movimentou as redes sociais. A tentativa de setores ligados ao governo municipal de tratar a mudança como uma espécie de “golpe” acabou gerando reação contrária entre moradores.

Em vez de mobilizar apoio à atual gestão, as publicações passaram a reunir críticas à prefeita Fernanda Ontiveros (PT). Internautas demonstraram insatisfação com a administração municipal e defenderam mudanças no comando político da cidade.

A reação foi vista por aliados da proposta como um “cancelamento reverso”. O termo passou a ser usado para descrever o efeito contrário ao esperado: a narrativa de ataque à emenda acabou abrindo espaço para críticas mais duras ao governo municipal.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Jazz no Sobrado homenageia Moacir Santos no sábado

Neste sábado (16), o projeto Jazz no Sobrado promove uma edição especial em homenagem a…

Alana Passos aciona MP contra fim do pagamento em dinheiro nos ônibus do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio A decisão da Prefeitura do Rio de acabar com o…

Volume de vendas do comércio fluminense cresce 5,7% em março

GovRJ A  Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13)…

Ir para o conteúdo