quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 4:18

  • Home
  • Alerj
  • Câmara do Rio adia votação de projeto que permite concessão de parques à iniciativa privada

Câmara do Rio adia votação de projeto que permite concessão de parques à iniciativa privada

A Câmara Municipal do Rio adiou, nesta quinta-feira (26/03), a votação do projeto que altera a Lei Orgânica do Município para autorizar a concessão de parques públicos à iniciativa privada. O pedido de adiamento partiu do próprio autor da proposta, o vereador Pedro Duarte, do PSD.

Protocolado em setembro de 2023, o texto vem provocando debates no plenário do Palácio Pedro Ernesto. Segundo informações do portal Tempo Real, antes mesmo de entrar em pauta nesta semana, a proposta motivou protestos nas galerias da Casa, com a presença do deputado federal Glauber Braga.

Se aprovado, o projeto cria base legal mais clara para concessões de áreas verdes municipais e pode fortalecer o programa Parques Cariocas, lançado pela Prefeitura do Rio em 2024. A iniciativa prevê a transferência da gestão de até 26 parques à iniciativa privada. Entre as áreas mencionadas estão a Quinta da Boa Vista e o Aterro do Flamengo.

Segundo Pedro Duarte, a proposta busca dar segurança jurídica aos contratos e atrair investimentos para manutenção e revitalização dos espaços. De acordo com o vereador, os parques continuariam sendo patrimônios públicos e com acesso gratuito, mesmo sob gestão privada.

A reação contrária tem sido puxada principalmente por parlamentares do PSOL e do PT. A vereadora Maíra do MST já declarou voto contra o projeto. Para ela, a mudança pode submeter áreas públicas à lógica de exploração econômica, com risco de restringir o acesso da população mais pobre.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Niterói assina acordo com setor privado para a retomada da indústria naval na cidade

Crédito: Diego Baravelli (.Wikimedia) Em mais um passo para impulsionar a retomada da indústria naval,…

Relatório da CPI do Crime conecta facções com sistema financeiro

Em cerca de 220 páginas, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime…

Câmara vota, em 2ª discussão, PL que declara ambulantes da orla como patrimônio imaterial da cidade

Orla de Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil – Foto: Alexandre Macieira | Riotur…

Ir para o conteúdo