terça-feira, 15 de julho de 2025 - 2:06

  • Home
  • Alerj
  • Câmara do Rio discute abertura de hospital no antigo prédio da IBM em Botafogo

Câmara do Rio discute abertura de hospital no antigo prédio da IBM em Botafogo

As torres comerciais foram desocupadas pela IBM em 2021 — Foto: Reprodução/Google Maps

Vereadores da capital fluminense discutiram, em audiência pública realizada na quinta-feira (12), a possibilidade de abertura de um hospital particular no antigo prédio da IBM em Botafogo, na Zona Sul carioca.

A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal (CMRJ), presidida por Pedro Duarte (NOVO), analisou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 187/2024, que autoriza a instalação de um hospital com internação, na antiga sede da empresa americana, na Avenida Pasteur. O conjunto de imóveis está fechado há dez anos, após a saída da companhia. O PLC altera o uso local em relação do plano diretor vigente.

Durante a sessão, os vereadores discutiram os impactos sociais e urbanos da medida, que entraria em vigor em caráter excepcional e área específica. A iniciativa beneficiaria um projeto de expansão da cooperativa Prevent Senior. O texto da Prefeitura ressalta que o local é servido de boa estrutura viária e urbana para beneficiar os usuários da unidade de saúde, representando um grande ganho socioeconômico para a cidade e para a população.

A gestora de compliance da Prevent Senior, Teresa Christina Campos de Mello, destacou que a cidade precisa de mais unidades hospitalares na Zona Sul, além disso, a cooperativa também conta com uma grande carteira de clientes na região que demandam o serviço.

O coordenador especial da subprefeitura da Zona Sul, Bernardo Rubião lembrou que o direito à saúde é resguardado pelo Constituição Federal. Para Rubião, o local já está devidamente preparado para receber uma unidade hospital, já que os impactos de mobilidade já eram sentidos e amortecidos durante a operação da empresa global. Além disso, segundo Bernardo, a região tem a vantagem de contar com uma rede transportes integrada.

O vereador Rogério Amorim (PL), por sua vez, ponderou que a circulação de pessoas e veículos resultante do funcionamento de um prédio comercial é menor do que um hospital, que tem um impacto maior e uma lógica de acesso diferente, já que há embarque e desembarque de pessoas doentes – o que gera um deslocamento mais lento.

A presidente da Associação de Botafogo, Regina Chiaradia, criticou o PLC. Para ela, o bairro já tem escolas e hospitais demais, com claro prejuízo para a mobilidade da região. Regina destacou que os moradores de Botafogo não são contra a construção hospitais, mas nas adjacências, não no bairro. Ela disse lembrou que a pista local é estreita; o que leva a um sério risco de colapsar o trânsito da área, que já é complicado.

Por fim, Pedro Duarte, presidente da Comissão, ressaltou que o Rio de Janeiro pode se beneficiar com a abertura de mais um hospital, pois a população da cidade está envelhecendo e precisa ter acesso às unidades de saúde nas proximidade das suas residências. Para Duarte, a abertura do hospital será benéfica para todos.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

FAETEC abre vagas para cadastro reserva de profissionais do Pronatec Mulheres Mil

Foto: Divulgação A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para…

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamentando a Lei de Reciprocidade…

Zona Oeste recebe esta semana o Trabalha Rio

Trabalhadores cadastram seus currículos – Roberto Moreyra/SMTE A van do Trabalha Rio estará esta semana…

Ir para o conteúdo