Canções estimulam recuperação de pacientes da rede estadual

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Iniciativa no Hospital de Anchieta faz parte do Música para os Meus Ouvidos

Canções da MPB e Bossa Nova tocadas no saxofone têm embalado a recuperação dos pacientes do Hospital Estadual Anchieta, no Caju. O projeto Música para os Meus Ouvidos, lançado em janeiro, é um estímulo a mais na melhora do quadro de saúde e da autoestima dos internados da unidade.

Coordenador de Núcleo do hospital, Thiago Cachaldora explicou que o programa foi criado para oferecer aos pacientes momentos de descontração. Já nas primeiras apresentações, a experiência mostrou resultados positivos. Muitos internados criaram vínculo com os músicos e aguardam ansiosos pelas próximas visitas.

– As apresentações são acompanhadas por profissionais de Saúde e servem como porta de entrada para a abordagem das equipes médicas com os pacientes – disse o coordenador.

Apoio durante a recuperação

Vítima de um acidente que lesionou sua medula e acarretou na perda do movimento das pernas, o jovem Pedro Paulo Paiva, de 24 anos, aprovou o projeto. Para tratar a trombose que desenvolveu, passou três semanas internado na unidade, período em que acompanhou algumas visitas dos músicos.

– A apresentação dos músicos foi uma experiência que contribuiu para a melhora não só da saúde, mas também da minha autoestima – afirmou Pedro.

O aposentado Geraldo de Assis Farias, de 82 anos, passou pelo Hospital Estadual Anchieta para tratar uma celulite infecciosa no braço e teve alta no domingo de Dia dos Pais. Apaixonado por música, ele conta que quando recebia a visita dos saxofonistas ficava muito entusiasmado, e relembrava antigas canções.

– A música sempre fez parte da minha vida, e era muito bom receber os músicos e cantar com eles. Me fazia lembrar da juventude, quando também tocava. Me ajudou muito – disse o aposentado, que, por muitos anos, tocou trombone em um ponto na Praça Tiradentes, no Centro.

O Música para os Meus Ouvidos acontece semanalmente, com visitas pontuais realizadas também no Instituto do Cérebro. Os saxofonistas Maurício Séllos e Chico Costa são os parceiros voluntários do projeto.

– Cada dia é uma emoção diferente. E o mais incrível de tudo é ver nos olhos dos pacientes a alegria que o momento proporciona – explicou Maurício.

Foto: Mauricio Bazilio (Musica para os Meus Ouvidos).

Deixe uma resposta