quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 - 2:20

  • Home
  • Notícias
  • CANTAGALO RECEBE EM SETEMBRO CINEMA ITINERANTE MOVIDO A ENERGIA SOLAR

CANTAGALO RECEBE EM SETEMBRO CINEMA ITINERANTE MOVIDO A ENERGIA SOLAR

O município de Cantagalo, receberá sábado (16/09) o Cine Solar, um cinema itinerante que roda o Brasil em uma van e exibe filmes gratuitamente para a população local com a produção de energia solar. Este projeto é fruto de uma parceria entre a Votorantim Cimentos e a Prefeitura Municipal de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio do Ministério da Cultura.

No sábado das 9h às 12h , acontecerá a “Oficinema” que contempla atividades de cinema para cerca de 30 jovens. A noite será exibido a partir das 18h30min curtas-metragens com a temática da sustentabilidade e às 19h30min um longa-metragem “Tudo o que Aprendemos Juntos” com o ator Lázaro Ramos e Direção de Sérgio Machado.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Durante as sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Sobre a Oficina “OFICINEMA SOLAR”:

No período da manhã, das 9h às 12h, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a alunos da rede pública municipal. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.

Serviço

Cinesolar em Cantagalo-RJ acontece sábado (16/09), a partir das 18h30min, na Praça de Euclidelândia(3° Distrito), Antônio Felipe Casnary. Em caso de chuva, será transferia para a Quadra de Esportes também localizada no Distrito.

A entrada é gratuita.

Programação

18h30min – Apresentação de Curtas

19h30min –  Sessão do Filme “Tudo o que Aprendemos Juntos”

VEJA MAIS

O Grande Debate: Faz sentido Lula ter entrado na “guerra dos bonés“?

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta terça-feira (4), em O Grande…

Estudo da prefeitura: remover famílias do Jd. Pantanal pode custar R$1,9 bi

A Prefeitura de São Paulo estuda alternativas que solucionem alagamentos que impactam a vida dos…

Base de Nunes e oposição divergem em priorizar discussões sobre mototáxi

Enquanto a base quer priorizar projetos enviados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), a oposição na…

Pular para o conteúdo