terça-feira, 12 de maio de 2026 - 11:48

  • Home
  • Destaque
  • Carlos Favaro crítica reunião de governadores e diz que ação é ‘politiqueira’

Carlos Favaro crítica reunião de governadores e diz que ação é ‘politiqueira’

Declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30), onde o ministro representou o governo federal na entrega de 595 unidades habitacionais no Residencial Parque do Cerrado

MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO‘Porque, se fosse de verdade um movimento dos governadores preocupados com o problema da segurança pública no Brasil, eles estariam chamando os 27 governadores’

O ministro Carlos Fávaro (PSD) classificou como “politiqueira” a reunião de governadores de direita que ocorre hoje (30) no Rio de Janeiro, dois dias após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital, que resultou em 121 mortes. “Essa é uma medida que me parece muito mais politiqueira. Porque, se fosse de verdade um movimento dos governadores preocupados com o problema da segurança pública no Brasil, eles estariam chamando os 27 governadores”, declarou Fávaro durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30), onde representou o governo federal na entrega de 595 unidades habitacionais no Residencial Parque do Cerrado, nos condomínios Ipê e Guará.

Após o elevado número de óbitos na operação, a mais letal da história, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o governo Lula não respondeu ao pedido de socorro do estado para o combate às organizações criminosas que atuam no Rio e em outras regiões do país. Segundo Castro, “estamos atuando sozinhos nesta guerra”. O Planalto reagiu, afirmando que o governador não solicitou apoio durante a megaoperação e que foi pego de surpresa pela ação, que não foi comunicada previamente nem acompanhada por forças federais.

Horas depois de acusar o governo Lula de negar ajuda ao estado, o governador entrou em contato com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e esclareceu que não teve a intenção de criticar o governo federal. Castro também destacou que não pediu ajuda especificamente para essa operação, mas que, em outros momentos, teve solicitações negadas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No meio da polêmica, que adquiriu contornos políticos em função da filiação de Castro ao PL, foi organizada uma reunião entre os governadores da direita, após uma videoconferência. Entre eles, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), que, devido a conflitos de agenda, afirmou não conseguir participar. Tarcísio de Freitas (São Paulo) também optou por não comparecer pessoalmente. Já Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás) devem se deslocar para o Rio. “Se o problema é brasileiro, todos têm que se unir para enfrentá-lo, independentemente de ideologia ou sigla partidária. Um movimento que faz um apartheid, uma exclusão, e quer falar só entre um grupinho, não me parece um movimento verdadeiro, e sim politiqueiro”, enfatizou Fávaro.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Videocast celebra 90 anos da Rádio Nacional

Para comemorar as nove décadas da Rádio Nacional, a emissora pública lança a série Rádio Memória –…

Padroeiro do Flamengo ganha monumento: Praça São Judas Tadeu terá estátua do santo

Foto: Reprodução Localizada aos pés do Cristo Redentor e servindo como…

OMS descarta indícios de “surto maior” de hantavírus

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta terça-feira (12)…

Ir para o conteúdo