quarta-feira, 4 de setembro de 2024 - 12:25

  • Home
  • Brasil
  • Castro aponta governança digital como “fundamental” para alavancar economia do RJ

Castro aponta governança digital como “fundamental” para alavancar economia do RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, elegeu a evolução da governança digital como um dos principais fatores a alavancarem a economia fluminense, puxando o PIB do estado para cima.

“A questão da governança digital e do ambiente de negócios foi fundamental para que a gente pudesse melhorar a economia”, disse o governador ao comemorar uma alta de 3,1% do PIB do Rio no primeiro semestre.

A declaração foi dada no SemináRIO, promovido pelo Grupo Esfera Brasil, organização que fomenta o pensamento e o diálogo sobre o país, nesta sexta-feira (30), no Palácio Laranjeiras.

“Melhorar a gestão, dar rapidez, velocidade e transparência faz com que você melhore o ambiente de negócio.”

Ainda durante o evento, o governador mostrou preocupação com as contas públicas e o endividamento. Explicou que o Rio de Janeiro contribui com R$ 460 bilhões anualmente para a União, mas o estado só recebe de volta R$ 29 bilhões.

Ao longo de quatro anos de um mandato presidencial, exemplifica, a União “arrecada no meu estado 10 vezes o valor da dívida, ou seja, janta todo dia a galinha dos ovos de ouro”, o que, segundo o governador, “achata a capacidade de investimento” do estado.

Além do governador, outras autoridades, empresários e filantropos se reuniram no Palácio Laranjeiras para debater oportunidades de investimentos no estado.

O primeiro painel do evento da Esfera discutiu o futuro do país no âmbito da inovação e de reformas estruturais.

Participaram o fundador e Marcelo Claure (CEO do Claure Group, executivo da Shein), o apresentador de TV, empreendedor e filantropo Luciano Huck, o membro do conselho do Nubank, Daniel Goldberg, e o governador do Rio Claudio Castro.

Investimentos

O atual cenário político e a polarização também foram assuntos do painel, além da internet, das mudanças climáticas e da COP30, que será realizada ano que vem, em Belém.

“Esses grandes grupos empresariais, como o caso do Esfera, são fundamentais para a gente poder mostrar para os grandes investidores esse novo Rio de Janeiro que já é, hoje, mas será mais ainda, um dos melhores locais do Brasil pra investir”, afirmou o governador.

Com o tema “Força e voz que transformam realidades”, o segundo painel foi composto pelo editor-chefe do Voz das Comunidades, Rene Silva, e os medalhistas olímpicos do judô William Lima e Larissa Pimenta, que ainda foram homenageados e contaram as trajetórias de sucesso.

“Acho que vale a pena entender que a gente precisa sim de ajuda e de investimento, de ir numa comunidade, num instituto e entender como funciona, sentir tudo isso e poder trabalhar para todas as crianças que merecem esse incentivo”, disse Larissa, que teve sua história marcada por projetos sociais e investimentos do governo.

O seminário continua neste sábado (31), no Copacabana Palace, com quatro painéis.

Entre os assuntos estarão as estratégias de crescimento por meio de concessões e PPPs, a soberania nacional e seus recursos, o futuro das apostas esportivas e também o potencial do estado como vitrine nacional.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Corredor Verde tem início em Irajá, na Zona Norte

Primeiras mudas de árvore do Corredor Verde de Irajá foram plantadas neste sábado (8/6) –…

Paralimpíada: Brasil é prata no atletismo e se aproxima da 50ª medalha

A manhã de quarta-feira (4) começou com medalha no atletismo para o Brasil nos Jogos…

X pode voltar? Entenda a ação que pede ao STF o desbloqueio da plataforma

O partido Novo tenta reverter a suspensão do X (antigo Twitter) com uma ação no…

Pular para o conteúdo