Iniciada em agosto de 2013 com a inauguração do polo, turma recebe diploma simbólico em solenidade realizada no auditório da Prefeitura
Cantagalo – Em solenidade realizada na noite deste sábado, 29 de agosto, no auditório da Prefeitura, anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, o Polo Cantagalo do Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro) entregou os diplomas simbólicos aos 23 formandos da primeira turma do polo, inaugurado em agosto de 2013, quando foi iniciado o curso de técnico em segurança do trabalho.
Tutora do polo, a professora Lilia Figueira Moraes André explicou que os diplomas são simbólicos porque os documentos oficiais serão entregues depois, já que precisam dos trâmites burocráticos. Escolhida como paraninfo da turma, ela também discursou, contando um pouco do trabalho realizado, e compôs a mesa oficial, completada, ainda, com participação da secretária municipal de Educação, Fernanda Torres; a diretora do Polo Cantagalo do Cederj, Leila Leite; e o coordenador de ensino à distância do Polo Cefet Cantagalo, Luiz Carlos Candido Gomes.
Os 23 formandos enfrentaram, em 2013, um concorrido processo seletivo, que selecionou 53 candidatos. “Trinta ficaram pelo caminho, mas o importante é que conseguimos, apesar de todas as dificuldades, formar 23 deles, número que coloca o Polo Cefet de Cantagalo como o que mais conseguiu êxito na primeira turma de 2013”, explicou a diretora do Polo Cederj, Leila Leite, que divide o espaço físico com o Cefet-RJ. A diretora do Cederj também foi escolhida pela turma para ser a homenageada da formatura.
Representando o prefeito Saulo Gouvea, a secretária de Educação, Fernanda Torres, lembrou que o Cefet na cidade é uma parceria com o Cederj e a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Educação. “Estamos e estaremos sempre à disposição para que nada falte e que todo suporte necessário seja dado para que o polo cresça e que novos cursos possam se somar aos que já existem”, destacou a secretária.
Atualmente, além da turma que acaba de se formar, outras duas estão em andamento no Cefet Cantagalo: uma de técnico em segurança do trabalho, iniciada em agosto de 2014, e outra de técnico em administração, que deu início às aulas no último dia 1º de agosto. São cursos na modalidade semipresencial, com duração média de dois anos, divididos em quatro períodos de seis meses cada.
Além da entrega dos diplomas simbólicos, a cerimônia ainda contou com palavras da oradora da turma, Céumar da Silva Pinheiro, que contou um pouco da trajetória do curso, suas dificuldades e a superação do grupo, e do juramento, comandado pela formanda Chayenne Siqueira Câmara.
OS FORMANDOS
01 – Céumar da Silva Pinheiro
02 – Chayenne Siqueira Câmara
03 – Franklin Ferreira Pinto Neto
04 – Frederico Barros da Conceição
05 – Geisa Barbosa Abreu
06 – Géssica da Conceição Biscácio
07 – Iuri Ferreira dos Santos
08 – Judas Thadeu da Silva Mello
09 – Juliana Jorge Fagundes
10 – Keisson Câmara Rito
11 – Klíssia Aparecida Gomes Santos
12 – Lenise Figueira Moraes André
13 – Mariana Werneck Roque Lopes
14 – Mateus Cortat Curty
15 – Pamella Barizão da Silva
16 – Patrícia de Cássia de Jesus Souza
17 – Patrick Santos Silva
18 – Rodrigo de Souza Ferreira
19 – Rosana Ribeiro Farsura de Sousa
20 – Thalita Grimião de Oliveira
21 – Vessânia Pinto Teixeira
22 – Wilton Ramos Lopes da Silva
23 – Ygor Pinheiro do Couto
Redação: Gilmar Marques
Orientações para as fotos
Fotos: Gilmar Marques