terça-feira, 4 de fevereiro de 2025 - 6:30

  • Home
  • Brasília
  • Centro-Oeste e Norte terão mais um dígito nos celulares a partir de domingo

Centro-Oeste e Norte terão mais um dígito nos celulares a partir de domingo

A partir do próximo domingo (29), números de celulares da Região Centro-Oeste e de três estados da Região Norte terão mais um dígito. Para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar do país – seja de telefone fixo ou móvel – para celulares desses estados, será preciso discar 9 antes do número do telefone.

O nono dígito deverá ser acrescentado antes do número do telefone para ligar para celulares dos seguintes DDDs: 61 (Distrito Federal), 62, 64 e 65 (Goiás), 63 (Tocantins), 66 (Mato Grosso), 67 (Mato Grosso do Sul), 68 (Acre) e 69 (Rondônia). O dígito 9 deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx.

As operadoras de telefonia móvel disponibilizam aplicativos gratuitos que fazem a mudança na agenda de aparelhos celulares automaticamente. Também será preciso fazer ajustes em equipamentos e sistemas privados, como equipamentos PABX.

Até o dia 7 de junho, chamadas feitas com oito dígitos e com nove dígitos serão completadas normalmente. De 8 de junho a 5 de setembro, chamadas com oito dígitos receberão mensagem com orientação sobre a mudança. Já após o período de transição, chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da mudança é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços.

O nono dígito já foi implementado nas seguintes localidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A mudança será implantada no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul no dia 6 de novembro.

Edição: Jorge Wamburg

VEJA MAIS

UBS registra lucro e receita acima do esperado no 4º tri

O UBS divulgou nesta terça-feira (4) que teve lucro líquido de US$ 770 milhões no…

Entenda o motivo da polícia investigar funcionários terceirizados da Fiocruz

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que os dois funcionários da Fiocruz serão…

Partidos afinam acordos e discutem indicações a comissões no Senado

Após a eleição do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), os líderes partidários…

Pular para o conteúdo