quinta-feira, 21 de maio de 2026 - 1:32

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Cidade do Rio terá campanha de conscientização sobre crimes de perseguição contra mulheres

Cidade do Rio terá campanha de conscientização sobre crimes de perseguição contra mulheres

Banco de Imagem: CMRJ

Casos de perseguição e assédio, especialmente no ambiente virtual, têm sido cada vez frequentes contra mulheres de várias gerações. As ações afetam a segurança e o bem-estar das vítimas, gerando danos muitas vezes difíceis de reverter.

Para conscientizar a sociedade sobre como se defender do ataque de criminosos, foi publicada nesta nesta terça-feira (14/10), a Lei nº 9.086/2025, que institui a Campanha de Mobilização, Conscientização e Prevenção aos Crimes de Perseguição (stalking e ciberstalking) contra mulheres.

A matéria prevê várias frentes de atuação, com destaque para o desenvolvimento de atividades, celebração de parcerias entre entidades de defesa dos direitos das mulheres, universidades, sindicatos e organizações da sociedade civil, para a realização de debates, palestras e simpósio sobre crimes de perseguição.

Para a autora da norma, a vereadora e presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Helena Vieira (PSD), o crime de perseguição, conhecido como stalking e ciberstalking (no caso virtual) precisa ser combatido de forma incisiva e urgente, por conta dos danos que podem causar às vítimas:

“Ambos são crimes graves que violam a liberdade e a dignidade das mulheres, gerando consequências psicológicas e sociais devastadoras”, afirma a vereadora.

O crime, que foi tipificado na Lei Federal nº 14.132/2021, acrescentou o art. 147-A ao Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal Brasileiro). A medida, segundo Helena Vieira representa “um avanço significativo, mas se faz necessário promover o conhecimento e a aplicação efetiva desta legislação”.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jardim Maravilha, em Guaratiba, recebe 114º ecoponto da Comlurb

Crédito: Divulgação A Comlurb inaugurou mais um ecoponto na cidade. Desta vez, a região contemplada…

Decreto determina que big techs devem prevenir conteúdos criminosos| Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (20), decreto que atualiza a…

OMS: continente africano tem 139 mortes suspeitas em surtos de ebola

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza quase 600 casos suspeitos e 139 mortes suspeitas…

Ir para o conteúdo