quarta-feira, 23 de abril de 2025 - 7:07

  • Home
  • Uncategorized
  •  Cláudio Castro se reúne com presidentes do Senado e da Câmara e defende regras mais duras para o combate ao crime

 Cláudio Castro se reúne com presidentes do Senado e da Câmara e defende regras mais duras para o combate ao crime

Em Brasília, governador também destacou que a proposta de renegociação da dívida apresentada no Congresso é avanço para os Estados

Em uma força-tarefa pela segurança pública e a saúde financeira do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se reuniu nesta quarta-feira (17/07), em Brasília, com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Castro tratou com Pacheco e Lira sobre o endurecimento das leis para o combate ao crime organizado e outras ações, e discutiu ainda a renegociação da dívida dos Estados com a União.

Na Segurança, o governador reforçou o pedido de apoio do Parlamento para o avanço de projetos para aprimorar a legislação penal. Castro vem defendendo endurecer penas e dificultar a liberação de presos acusados de crimes em audiências de custódia. O governador destacou a importância de alterações nas leis, como já apresentado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

–  Já apresentamos e eu vim pedir aos presidentes (Lira e Pacheco) que se devotem a essa pauta no segundo semestre, para que não se torne uma missão impossível fazer segurança pública no Brasil – declarou o governador.

Castro enfatizou que é preciso aprimorar as leis “para que o crime não compense”, além de discutir a questão das audiências de custódia e acabar com o “prende e solta”.

–  Precisamos endurecer as regras, sobretudo a questão da progressão de pena daqueles que usam armas de calibre restrito, aqueles que têm no crime organizado a sua ação. Esses pertencem a uma instituição criminosa e não podem ter benefícios. Então, temos esse pleito de endurecimento das regras, sobretudo para organizações criminosas – afirmou Cláudio Castro, ressaltando ainda a necessidade de ações mais rígidas para impedir efetivamente a entrada de armas e drogas no país, e o endurecimento de penas para quem porta arma de guerra.

Além disso, o governador pontuou que o combate à lavagem de dinheiro é um dos meios para asfixiar o crime organizado. E enfatizou ainda que criminosos ligados ao tráfico e à milícia precisam ser tratados com mais rigidez, o que será possível a partir de ajustes na legislação.

–  Falei com os presidentes (Pacheco e Lira) sobre a dificuldade que a gente tem, sobretudo para o combate à lavagem de dinheiro de empresas que, aparentemente são formais, mas pertencem a organizações criminosas. É um tipo de crime que está entrando nas instituições regulares – acrescentou.

Renegociação da dívida do Rio

Cláudio Castro tem tratado, de perto, da renegociação da dívida do Rio com a União, hoje no montante de R$ 194 bilhões. E, agora, busca acelerar a discussão no Congresso da proposta apresentada em 9 de julho por Pacheco, que busca uma solução para todos os estados. O texto foi elaborado a partir de conversas com Castro e outros governadores. Sobre isso, o chefe do Executivo fluminense conversou também com o senador Davi Alcolumbre, que será o relator da matéria.

–  O que buscamos é uma solução conjunta para o Rio e todos os estados. Não adianta fazer propostas sem razoabilidade. O senador (Alcolumbre) entendeu que o Estado do Rio está com muito pé no chão e querendo fazer uma discussão de Brasil. E que essa discussão de Brasil passa pelos estados estarem novamente pujantes e equilibrados – pontuou.

A proposta de Pacheco cria o Programa de Pleno Pagamento da Dívida (Propag). O texto busca a redução dos débitos a partir de mudanças no indexador que corrige a dívida e a possibilidade de os estados usarem ativos para abatimento dos valores devidos. O governador propõe a continuidade do debate no Congresso, fazendo os eventuais ajustes necessários no texto para que os estados possam ser atendidos.
LINK DE FOTO:https://photos.app.goo.gl/2zAXUZWz1khP98M67

LINK DE VÍDEO: https://drive.google.com/drive/folders/1is8WRjOTSsqfvKCEZgWCREZsJ34ccoRx?usp=sharing 

Fonte : Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro Fotos Ernesto Carriço

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

VEJA MAIS

Lula vai jantar com Hugo e líderes da Câmara nesta quarta-feira (23)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta quarta-feira (23) de um jantar…

Fuvest 2026: quando começam as inscrições?

As provas da Fuvest 2026 serão realizadas no segundo semestre. O vestibular é considerada a…

Livro celebra 65 anos de Brasília com foco na arte e na democracia

Para marcar os 65 anos de Brasília, a Fundação Getúlio Vargas Arte (FGV Arte) e…

Pular para o conteúdo