quinta-feira, 16 de abril de 2026 - 4:03

  • Home
  • Política
  • Congresso aprova MP do licenciamento ambiental especial

Congresso aprova MP do licenciamento ambiental especial

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (3) a Medida Provisória (MP) 1308/25, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelo governo federal. A proposta, aprovada ontem na Câmara dos Deputados, agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o projeto, caberá ao governo federal definir em decreto a cada dois anos os empreendimentos considerados estratégicos, que terão prioridade na análise e na decisão dos pedidos de licença ambiental.

“São consideradas estratégicas as obras de reconstrução e de repavimentação de rodovias preexistentes cujos trechos representem conexões estratégicas relevantes na perspectiva da segurança nacional, do acesso a direitos sociais fundamentais e da integração entre unidades federativas”, diz o texto.

Além disso, o processo de licenciamento ambiental especial deverá respeitar o prazo máximo de 12 meses para análise e conclusão do processo, que poderá ser dividido em etapas, contado da entrega do estudo ambiental pertinente e das demais informações ou dos documentos requeridos.

Pela proposta, deverá ser realizada audiência pública de caráter obrigatório para debater o empreendimento. A audiência não substitui a exigência de consulta prévia, livre e informada a povos e comunidades tradicionais, conforme previsto na legislação e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil, como a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que trata sobre Povos Indígenas e Tribais.

A convenção determina a consulta aos povos interessados, mediante procedimentos apropriados toda vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-los diretamente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Devassa na publicidade – Bastidores do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio DevassaTem na mesa de Guilherme Delalori um requerimento de acesso…

Rio tem mais de 1 milhão de famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril

Crédito: Ricardo Botelho/MME Um lavamento realizado pelo Governo Federal mostra que, em abril, o programa…

Lula pede mobilização a centrais sindicais para fim da escala 6×1

No dia seguinte ao envio ao Congresso Nacional do projeto de lei de redução de…

Ir para o conteúdo