terça-feira, 8 de julho de 2025 - 4:37

  • Home
  • Destaque
  • Cordeiro promove mobilização contra o Aedes aegypti

Cordeiro promove mobilização contra o Aedes aegypti

ASCOM – Prefeitura de Cordeiro

A Secretaria de Saúde de Cordeiro promove na próxima sexta, 4, mobilização social para alertar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. A passeata também fará alusão ao Dia Estadual de Prevenção contra a Microcefalia, criado pelo governo estadual com o objetivo de reduzir os casos da doença no território fluminense.

A concentração para a passeata, que contará com a participação de estudantes e da comunidade em geral, acontece às nove horas, no portão principal do Parque de Exposições Raul Veiga. A intenção dos organizadores e percorrer as ruas do centro da cidade para convocar a comunidade a participar do combate ao mosquito responsável pela epidemia de dengue no município.

Há, até o momento, cerca de 1.300 casos notificados em Cordeiro. A Prefeitura vem realizando diversas ações de combate ao Aedes aegypti, como as visitas domiciliares dos agentes de saúde para eliminação de focos, que foram reforçadas, durante o mês passado, por militares da Marinha e do Exército. Também estão sendo feitas a pulverização de inseticidas (fumacê) e campanhas direcionadas a quem utiliza medicamentos que podem agravar os sintomas da dengue, como os anticoagulantes. O programa “Limpa Rio”, realizado em parceria com o Governo Estadual, é outro aliado no combate ao Aedes.

Apesar das inúmeras campanhas de conscientização, a prefeitura encontra dificuldades em contar com a participação efetiva da comunidade, principalmente no que se refere à colocação de entulho nas vias públicas e em terrenos baldios. É importante informar que o entulho não é, segundo o código de posturas do município, responsabilidade da administração municipal. Cabe ao cidadão dar o destino correto para o entulho que produzir. Caso não tenha condições de pagar pelo serviço de caçamba, ele deve comunicar à prefeitura antes de retirá-lo do seu imóvel.

VEJA MAIS

Família de Juliana Marins desiste de cremação e corpo será sepultado em Niterói (RJ)

Velório começou por volta das 10h em Niterói, Rio de Janeiro, cidade natal da vítima,…

Empresa que gerou CPI contra prefeito de Itaguaí também recebeu pagamentos na gestão interina, revelam documentos

Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores A Câmara dos Vereadores de Itaguaí, que voltou a ser presidida…

PF investiga ação criminosa voltada ao contrabando de imigrantes

Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã de hoje (8), na capital paulista, desarticulou…

Ir para o conteúdo