A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Cordeiro, realizada em conjunto com a 1ª Conferência Regional do Centro Norte, reuniu autoridades e lideranças jovens do interior e da capital, na quinta, 3, no Clube Social Cordeirense.
Buscando ampliar as vozes da juventude de Cordeiro e do Centro Norte, o evento reuniu jovens de escolas municipais e estaduais, além dos integrantes do Parlamento Juvenil do Estado do Rio de Janeiro: Patrick Silva (Cantagalo), Paulo Neto Neves (Trajano de Moraes), João Pedro Aguiar (Cordeiro) e Mateus Curty (Rio de Janeiro).
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Leandro Monteiro, do superintendente Estadual da Juventude, Kauly Luz, do vereador Gilberto Mendes Gil e dos secretários municipais Pablo Sérgio (Juventude e Infância), Madalena Tavares (Educação), Allessandro Concencio (Cultura) e Fátima Rohen (Assistência Social e Direitos Humanos).
Em seu pronunciamento, Leandro Monteiro destacou a importância de ações e políticas públicas direcionadas ao público jovem, como acesso ao esporte, lazer e educação. O secretário Pablo Sérgio completou: “Os jovens precisam ser ouvidos para terem voz ativa na sociedade, assim acabaremos com tantas desigualdades e ofereceremos mais oportunidades”.
Após a exibição de um vídeo com saudações aos congressistas, enviado pelo secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, foi lido o Regimento Interno da Conferência. Em seguida, grupos de dança do município se apresentaram: Academia Cecília Gym, Impacto Urbano e grupos de dança da escola Rita Cabral Pinto e do CIEP Oswaldo Cruz.
Foram formados grupos de debates com jovens de Cordeiro e de cidades vizinhas, nos quais foram discutidos temas do Estatuto da Juventude. Antes do encerramento, foi realizada a eleição de delegados para a conferência estadual, que acontecerá no final do mês, no Rio de Janeiro.