CORREIOS LANÇAM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS DOS 90 ANOS DO PALÁCIO TIRADENTES

CORREIOS LANÇAM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS DOS 90 ANOS DO PALÁCIO TIRADENTES

Em homenagem aos 90 anos do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), os Correios lançaram selo e carimbo personalizados, com uma marca alusiva à data comemorativa. Em cerimônia nesta quinta-feira (05/05), véspera do aniversário, a obliteração do selo, ou seja, o ato que o coloca oficialmente em circulação, foi realizada pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), e pelos deputados Wagner Montes (PRB), Átila Nunes (PMDB) e Luiz Paulo (PSDB).

Em estilo art nouveau, o selo e o carimbo reproduzem a identidade visual criada para o aniversário. O objetivo é recriar a atmosfera e o design da década de 1920, época de inauguração do Palácio. A edição é limitada a 24 mil unidades e um exemplar seguirá para o Museu dos Correios.

“Hoje, os Correios deixam registrados uma marca permanente do reconhecimento do valor do Palácio Tiradentes. Com o lançamento dos selos, estamos contribuindo para a efetivação de uma fonte de cultura e conhecimento histórico”, afirmou Leonardo Garcia, representante da diretoria regional dos Correios.

Picciani destacou o trabalho da Alerj de inserção do Palácio no corredor cultural do Centro do Rio. “Além de fazer o trabalho legislativo, é fundamental que não percamos de vista esse pedaço da história. Que essas nove décadas sejam encaradas como memória vívida, e que apontemos um caminho para o futuro. Tenho certeza de que o Palácio Tiradentes vai se tornar um verdadeiro museu vivo, se revigorando sempre para representar a população do estado do Rio de Janeiro”, disse o presidente da Casa.

Participaram também da solenidade o diretor-geral, José Geraldo Machado, e os deputados Luiz Martins (PDT), Tania Rodrigues (PDT), Pedro Fernandes (PMDB), Tiago Mohamed (PMDB), Paulo Ramos (PSol), Lucinha (PSDB), Milton Gonçalves (DEM), Martha Rocha (PDT), Edson Albertassi (PMDB), Wanderson Nogueira (PSol) e Dr. Sadinoel (PMB).

Funcionários fazem aniversário no mesmo dia

Também nesta quinta, com direito a bolo no formato da cúpula histórica do plenário, Picciani e outros deputados receberam na presidência da Casa funcionários que fazem aniversário junto com o Palácio. A diretora de segurança da Casa, Cristina Vilhena, além de ter nascido no dia 6 de maio, tem uma tatuagem em homenagem ao Palácio. “Para mim, é uma honra fazer aniversário junto com o Palácio Tiradentes. Estou aqui há 27 anos e aprendi a amar esse lugar”, disse.

Programação dos 90 anos continua

Na sexta-feira (06/05), dia do aniversário, a Alerj voltará a hastear a bandeira do Brasil em seu local original, no alto do prédio. Também serão erguidas as bandeiras do Estado do Rio e a do Mercosul. No mesmo dia, os degraus da escadaria serão adesivados com 15 passagens históricas do Palácio.

Na sexta e no sábado (07/05), a história do prédio, de seus personagens e da própria democracia brasileira entram em cena no histórico Plenário Barbosa Lima Sobrinho, que estará de portas abertas ao público. A peça Tiradentes, um Palácio de Histórias, escrita e estrelada pelo historiador Milton Teixeira, acompanhado do grupo teatral Corsário Carioca, apresenta detalhes e curiosidades, com figuras históricas que passaram pelo Palácio. A entrada é franca e o plenário tem capacidade para 450 pessoas.

Deixe uma resposta