Em homenagem aos 90 anos do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), os Correios lançaram selo e carimbo personalizados, com uma marca alusiva à data comemorativa. Em cerimônia nesta quinta-feira (05/05), véspera do aniversário, a obliteração do selo, ou seja, o ato que o coloca oficialmente em circulação, foi realizada pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), e pelos deputados Wagner Montes (PRB), Átila Nunes (PMDB) e Luiz Paulo (PSDB).
Em estilo art nouveau, o selo e o carimbo reproduzem a identidade visual criada para o aniversário. O objetivo é recriar a atmosfera e o design da década de 1920, época de inauguração do Palácio. A edição é limitada a 24 mil unidades e um exemplar seguirá para o Museu dos Correios.
“Hoje, os Correios deixam registrados uma marca permanente do reconhecimento do valor do Palácio Tiradentes. Com o lançamento dos selos, estamos contribuindo para a efetivação de uma fonte de cultura e conhecimento histórico”, afirmou Leonardo Garcia, representante da diretoria regional dos Correios.
Picciani destacou o trabalho da Alerj de inserção do Palácio no corredor cultural do Centro do Rio. “Além de fazer o trabalho legislativo, é fundamental que não percamos de vista esse pedaço da história. Que essas nove décadas sejam encaradas como memória vívida, e que apontemos um caminho para o futuro. Tenho certeza de que o Palácio Tiradentes vai se tornar um verdadeiro museu vivo, se revigorando sempre para representar a população do estado do Rio de Janeiro”, disse o presidente da Casa.
Participaram também da solenidade o diretor-geral, José Geraldo Machado, e os deputados Luiz Martins (PDT), Tania Rodrigues (PDT), Pedro Fernandes (PMDB), Tiago Mohamed (PMDB), Paulo Ramos (PSol), Lucinha (PSDB), Milton Gonçalves (DEM), Martha Rocha (PDT), Edson Albertassi (PMDB), Wanderson Nogueira (PSol) e Dr. Sadinoel (PMB).
Funcionários fazem aniversário no mesmo dia
Também nesta quinta, com direito a bolo no formato da cúpula histórica do plenário, Picciani e outros deputados receberam na presidência da Casa funcionários que fazem aniversário junto com o Palácio. A diretora de segurança da Casa, Cristina Vilhena, além de ter nascido no dia 6 de maio, tem uma tatuagem em homenagem ao Palácio. “Para mim, é uma honra fazer aniversário junto com o Palácio Tiradentes. Estou aqui há 27 anos e aprendi a amar esse lugar”, disse.
Programação dos 90 anos continua
Na sexta-feira (06/05), dia do aniversário, a Alerj voltará a hastear a bandeira do Brasil em seu local original, no alto do prédio. Também serão erguidas as bandeiras do Estado do Rio e a do Mercosul. No mesmo dia, os degraus da escadaria serão adesivados com 15 passagens históricas do Palácio.
Na sexta e no sábado (07/05), a história do prédio, de seus personagens e da própria democracia brasileira entram em cena no histórico Plenário Barbosa Lima Sobrinho, que estará de portas abertas ao público. A peça Tiradentes, um Palácio de Histórias, escrita e estrelada pelo historiador Milton Teixeira, acompanhado do grupo teatral Corsário Carioca, apresenta detalhes e curiosidades, com figuras históricas que passaram pelo Palácio. A entrada é franca e o plenário tem capacidade para 450 pessoas.