quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 - 1:50

  • Home
  • Alerj
  • CPI do Crime Organizado ouve Claudio Castro na próxima 4ª feira

CPI do Crime Organizado ouve Claudio Castro na próxima 4ª feira

Foto: Ernesto Carriço

A CPI do Crime Organizado do Senado vai ouvir o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro de 2025. Convidado pelo colegiado, o governador já confirmou presença e será o primeiro a depor entre as 22 autoridades chamadas para falar à comissão.

Instalada em 4 de novembro, a CPI foi criada para investigar o avanço de facções criminosas, o envolvimento de agentes públicos e falhas nas políticas de segurança. O debate ganhou novo peso após a megaoperação no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos, tema que deve pautar boa parte das perguntas aos gestores fluminenses.

A oitiva de Cláudio Castro abre a etapa de depoimentos com governadores e secretários de Segurança Pública de 10 estados, além do Distrito Federal. A ordem das demais oitivas ainda será definida pelos senadores, mas a expectativa é de que a comissão concentre os primeiros depoimentos em unidades da federação com maiores índices de violência.

Para o presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), ouvir os gestores estaduais é parte central do trabalho. “São eles que comandam as Polícias Civis e Militares e as demais estruturas estaduais responsáveis pela prevenção, investigação, policiamento ostensivo, gestão do sistema prisional e formulação das políticas de segurança pública”, afirmou. Segundo o senador, a comissão busca um diálogo técnico com quem toma decisões no dia a dia da segurança. “Entender decisões, prioridades, limitações orçamentárias e desafios de coordenação federativa é imprescindível para construir recomendações viáveis. A CPI convidou esses gestores para um diálogo institucional técnico, responsável e comprometido com resultados”, completou Contarato.

Além de Cláudio Castro, foram convidados outros 10 governadores de estados com alta criminalidade ou considerados referência no combate ao crime: Clécio Luís (Amapá), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Raquel Lyra (Pernambuco), Elmano de Freitas (Ceará), Paulo Dantas (Alagoas), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ibaneis Rocha (Distrito Federal) e Tarcísio de Freitas (São Paulo).

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CHEGA NO RIO O EMBAIXADOR DAS LETRAS DISSIDENTES DA EUROPA ORIENTAL

Escritor Gojko Celebic, no tempo de dissidente exilado / Foto: arquivo pessoal do autor *entrevista…

Lula defende que luta contra feminicídio deve ser sobretudo dos homens

Ao assinar o decreto que institui o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, o presidente…

Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio

Na data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que…

Ir para o conteúdo