quarta-feira, 19 de agosto de 2026 - 9:22

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • De onde saiu tanto calor no Sudeste? Três fatores explicam dias sufocantes

De onde saiu tanto calor no Sudeste? Três fatores explicam dias sufocantes

A região Sudeste do Brasil enfrenta dias de calor intenso, que devem continuar ao longo da semana.

Na segunda-feira (20), das 10 maiores temperaturas do Brasil medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maioria ocorreu em estados do Sudeste e região litorânea.

Temperaturas em torno de 39º ocorreram em áreas do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo, o que também pode se repetir hoje.

Segundo o Climatempo, três fatores explicam o calor que torna os dias sufocantes.

  • diminuição de nebulosidade e da chuva, com mais horas consecutivas de sol forte
  • ausência de ventos frios de origem polar
  • aquecimento adiabático (processo natural associado com a presença de montanhas, quando a direção dos ventos força a descida do ar montanha abaixo)

A Climatempo diz que esse processo adiabático é comum no litoral de São Paulo, quando sopra o vento de noroeste. O ar que desce a Serra do Mar vai aquecer cerca de 1ºC a cada 100 metros.

A madrugada de 20 de janeiro foi a mais quente este ano em São Paulo, com mínima de 22,7ºC. A temperatura média mínima em São Paulo para janeiro é de 19,4ºC.

São Paulo pode ter a maior temperatura do ano hoje, com previsão acima de 33ºC.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Acidente entre ônibus e caminhão mata 23 pessoas em estrada no Paraná

Um choque frontal entre um micro-ônibus e uma carreta na BR-373, na região dos Campos…

Rivadavia x Fluminense: assista à disputa de pênaltis que classificou o Tricolor às quartas de final da Libertadores

Fábio defendendo pênalti cobrado por Atencio em Independiente Rivadavia x Fluminense, no Estádio Malvinas Argentinas,…

Eleições 2026: Ronaldo Caiado é o candidato do PSD à Presidência

Candidato pelo Partido Social Democrático (PSD) à Presidência da República, Ronaldo Ramos Caiado, 76 anos,…

Ir para o conteúdo