terça-feira, 22 de abril de 2025 - 8:27

  • Home
  • Estado
  • Decreto de calamidade pública no Rio de Janeiro assusta o país

Decreto de calamidade pública no Rio de Janeiro assusta o país

O decreto foi dado pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, há um mês das olimpíadas

Calamidade pública geralmente está associada a acontecimentos desastrosos, eventos críticos provocados por enchentes, fenômenos climáticos, no entanto, decretar calamidade pública, em função de crise financeira, é no mínimo uma novidade. E para que se tenha uma visão crítica sobre o assunto, o Natureza Vivia deste domingo (19) conversou com o mestre e doutor em Direito, especializado em Direito Público, Luiz Fernando Prudente do Amaral.

Segundo o especialista, há dois conceitos básicos em termos de administração pública: um relativo ao estado de emergência, que é um ponto aquém do estado de calamidade. “O estado de calamidade em geral é decretado nas hipóteses excepcionais, essencialmente ligadas a desastres naturais, o que causa estranhesa no caso do Rio, em relação às finanças públicas. É uma excepcionalidade no critério da excepcionalidade que deveria ser adotado”, enfatiza.

Luiz Fernando Prudente diz que leu o decreto do governador Francisco Dornelles, em que confere poderes a autoridades públicas, inclusive para destinação de recursos de maneira desvinculada ao que eventualmente estaria previsto para o estado. E considera isto uma irresponsabilidade, até do fato de se pretender trazer eventos desta magnitude (olimpíadas) a um país que tenha tantos problemas em relação a finanças públicas.

VEJA MAIS

“Se fosse na sua casa, haveria anistia?“, questiona Moraes sobre 8/1

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu os pedidos de anistia…

Western Alliance tem lucro de US$ 199 mi no 1º tri, mas receita decepciona

A Western Alliance Bancorp divulgou na segunda-feira (21) um lucro líquido de US$ 199,1 milhões…

Valdemar visita Bolsonaro na UTI de hospital de Brasília

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, visitou nesta terça-feira (22) o…

Pular para o conteúdo