quarta-feira, 4 de novembro de 2026 - 5:32

  • Home
  • Política
  • Decreto do golpe foi despachado com Bolsonaro, diz general da reserva

Decreto do golpe foi despachado com Bolsonaro, diz general da reserva

Em áudio divulgado pela Polícia Federal (PF) no domingo (23), o general da reserva Mario Fernandes afirma que a minuta do golpe é “real” e foi despachada com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quando ele ainda estava no comando do Palácio do Planalto.

O material foi extraído de celulares e computadores apreendidos durante a investigação que resultou na denúncia de 34 pessoas por atos contra o Estado Democrático de Direito. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração do militar (leia abaixo), que está preso desde novembro de 2024, consta no relatório da PF. O áudio com a mensagem foi encaminhado ao general Luiz Eduardo Ramos, em 7 de dezembro de 2022, que foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência do governo Bolsonaro.

No áudio, Mario Fernandes diz: “Kid Preto, falei com o Renato. O decreto é real, foi despachado ontem com o presidente. É, [risos], movimento, eu tô de olho aqui. Se for o caso, eu aciono o senhor para voltar. Eu nem vou. Eu aciono o senhor para voltar. Força!”

De acordo com o relatório da PF, a mensagem de Fernandes foi enviada “exatamente no dia em que Jair Bolsonaro se reuniu com os comandantes do Exército e da Marinha, e com o ministro da Defesa, para apresentar a minuta de decreto”.

A CNN entrou em contato com o Exército, Aeronáutica e Marinha. O espaço segue aberto para manifestação.

Quem é Mario Fernandes

General da reserva do Exército, foi chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência.

Ele foi preso preventivamente em novembro passado, suspeito de arquitetar a morte do presidente Lula (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até março do ano passado, Fernandes estava lotado como assessor do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ).

O militar foi indiciado pela PF e denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela suposta participação na trama golpista.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Câmara de SP arquiva pedido de impeachment contra Ricardo Nunes

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de São Paulo arquivou o pedido de impeachment…

Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal

O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (3), em dois turnos, a…

Novembro Roxo alerta para cuidados com prematuros após alta

Bebês prematuros que recebem alta hospitalar continuam precisando de acompanhamento especializado para monitorar o crescimento,…

Ir para o conteúdo