A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (30/09), em 2ª discussão, um projeto de lei que institui como feriado estadual o Dia de Corpus Christi. O texto, agora, segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para decidir sobre o assunto.
O Dia de Corpus Christi é uma celebração religiosa, mais precisamente da Igreja Católica, anualmente comemorada entre os meses de maio e junho. Apesar de não ter data fixa (em 2025, foi em 19/06), ocorre tradicionalmente em uma quinta-feira.
Em todo o país, até então, o dia é tido como ponto facultativo. Sendo assim, se a norma for aprovada pelo Poder Executivo fluminense, o RJ será o primeiro estado brasileiro a declarar Corpus Christi como feriado oficial.
Vale ressaltar que uma marca registrada da celebração de Corpus Christi é a confecção de ”tapetes” nas ruas. Eles são feitos com materiais como serragem, areia, flores e pó de café, formando desenhos que simbolizam o corpo de Jesus Cristo durante a procissão.
O referido projeto de lei é de autoria original dos deputados Fred Pacheco (PMN) e Márcio Gualberto (PL), tendo coautoria dos parlamentares Átila Nunes (PSD), Dionisio Lins (PP), Giovani Ratinho (SDD), Luiz Paulo (PSD), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Rodrigo Bacellar (União Brasil).