Ações educativas serão realizadas nos blocos, no Sambódromo e nas estradas
O Detran vai aproveitar o Carnaval para conscientizar os foliões do Rio de Janeiro. O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro fará diversas ações educativas antes e durante os dias de folia. Com a temática Direção e Bebida: um enredo que nunca acaba bem, o Detran buscará conscientizar os cidadãos para um trânsito consciente e seguro.
A autarquia também vai alertar sobre o excesso de velocidade, o uso indevido de celular na direção e a não utilização de elementos de segurança, como o cinto.
– Vamos aproveitar para conscientizar os foliões de que bebida e direção não combinam em nenhum momento do ano. É preciso respeitar as regras e a boa convivência entre motoristas, pedestres e ciclistas em qualquer época do ano. No Carnaval, também vamos incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa e utilizarem o transporte público para a melhoria da mobilidade urbana do estado – disse o presidente do Detran, Vinicius Farah.
Um minibloco educativo vai invadir oito grandes blocos cariocas durante os dias de folia. Agentes da Coordenadoria de Educação estarão fantasiados com a temática do trânsito para conscientizar os foliões sobre a importância de um tráfego seguro, tanto no Carnaval quanto na rotina diária da cidade.
O Detran estará presente nos blocos Empolga às 9, Bloco dos Barbas, Bangalafumenga, Simpatia é Quase Amor, Sargento Pimenta, Banda de Ipanema Infantil, Orquestra Voadora e Mulheres de Chico.
Além disso, equipes da autarquia também vão trabalhar no Sambódromo. Durante os dias de desfile do Grupo Especial – sábado e domingo (10 e 11/2) – serão distribuídas ventarolas e chapéus para os foliões no Setor 1 da Marques de Sapucaí. O material também inclui um Guia do Carnaval, que reúne os sambas enredos das agremiações, além de campanhas educativas.
Boa Viagem
Durante a semana que antecede o Carnaval, o Detran também conta com agentes da Coordenadoria de Educação, que atuam nos principais pedágios das vias de saída do Rio de Janeiro. O objetivo é conscientizar os condutores sobre os cuidados nas estradas durante o feriado.
De janeiro a outubro de 2017, 1.770 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito, uma média de oito por dia, segundo o Detran. Outras 23.550 se acidentaram em virtude de imprudências. Já os números parciais registram 10.874 acidentes no trânsito.
Foto: Divulgação