“DIA D” DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 18 NO CENTRO DE CANTAGALO

“DIA D” DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 18 NO CENTRO DE CANTAGALO

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

ECRETARIA DE SAÚDE E VIGILÂNCIA PROMOVEM “DIA D” CONTRA O AEDES AEGYPTI EM CANTAGALO

Representantes de 61 municípios do Estado do Rio , estiveram reunidos na Secretaria de Estado de Saúde na última terça-feira, 8/3, com técnicos da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da pasta, para traçar as estratégias de mobilização popular no próximo dia 18 de março, quando a SES convocará a todos para o Dia D de combate ao Aedes aegypti. O município de Cantagalo, irá promover em todo o seu território(Sede e Distritos) , ações voltadas ao combate contra o aedes aegypti e as principais doenças transmitidas por ele.

Apesar de termos dados que nos mostram redução dos índices de infestação do mosquito, é essencial que todos permaneçam engajados no combate aos possíveis focos e, principalmente, que busquem a melhor forma de mobilizar a população de cada cidade neste sentido. A participação de todos no Dia D, em 18 de março, será muito importante – destacou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mario Sérgio Ribeiro.

Em 2017, já foram notificados 1.669 casos de dengue, 498 de chikungunya e 269 de zika em todo o Estado do Rio. A nova campanha lançada pela SES, tem o seu foco voltado para crianças e jovens. Criado pela equipe da secretaria, o personagem Dezinho é um menino como qualquer outro, mas que, ao soar o alarme do seu relógio, ele se transforma em um super-herói que tira dez minutos por semana para uma vistoria completa em casa. O objetivo é fazer com que as crianças sejam as grandes protagonistas da conscientização das famílias. Todo material desenvolvido para a campanha, com base no personagem, está disponível para download e impressão, livre de direitos autorais.

Em Cantagalo, o DIA D , que é recomendado pelo Estado , irá acontecer em todas as unidades de Saúde do Município e também na praça do centro da Cidade das 9h às 13h. Nos Distritos , as unidades de saúde , promoverão atividades como palestras, vacinação contra a febre amarela, atividades educacionais e passeatas com o intuito de chamar a atenção da população para a problemática do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Já no Centro da Cidade, as Unidades de Saúde Djalma Dantas de Gusmão e Dr. João Nicolau Guzzo, promoverão a vacinação contra a febre amarela em suas instalações e também estarão presentes juntamente com a Secretária de Saúde e a Vigilância em Saúde, no evento que estará acontecendo na Praça da Matriz. O evento na Praça contará com brincadeiras para as crianças , com o temática educacional sobre a dengue. Haverá também passeata das Unidades de Saúde no centro da cidade em direção a praça da matriz, palestras educacionais e muito mais. É de extrema importância a participação de todos, para uma maior eficácia do evento no município de Cantagalo.

 

Deixe uma resposta