quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 6:45

  • Home
  • Alerj
  • Divisão no governo Lula: ala teme ‘associação a massacre’ ao dialogar com Cláudio Castro

Divisão no governo Lula: ala teme ‘associação a massacre’ ao dialogar com Cláudio Castro

Foto: Ricardo Stuckert / PR

De volta do Sudeste Asiático, o presidente Lula desembarcou em Brasília por volta das 21h de terça (28) e convocou, para a manhã desta quarta (29), uma reunião de emergência sobre a crise de segurança no Rio de Janeiro. Estão previstos no encontro o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; a titular de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e o ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira. As informações são de Monica Bergamo/Folha de São Paulo.

A ideia de enviar uma delegação chefiada por Lewandowski e Rui Costa para conversar com o governador Cláudio Castro (PL) divide o Planalto. Parte dos auxiliares avalia que a presença em campo pode vincular o governo à ação policial. “O governo federal corre o risco de se associar a um massacre”, dizem ministros que veem a operação, com centenas de mortos, como uma matança, e não como ação eficaz contra o crime.

Oficialmente, são 64 mortos, quatro deles policiais. O número pode subir. Moradores levaram mais de 60 corpos à Praça São Lucas, no Complexo da Penha, no dia seguinte à ação. Para outra ala do governo, a presença no Rio é necessária para ouvir demandas urgentes. “Ir sem medidas concretas, porém, seria um erro”, ponderam auxiliares.

A forma de apoio federal ainda não está definida. A chance de uma GLO ampla é considerada baixa, já que exigiria anuência de Cláudio Castro para transferir o controle da segurança a militares. Uma alternativa colocada à mesa é uma GLO pontual, limitada a áreas e temas específicos, como reforço de presença e proteção de moradores em pontos sensíveis da capital.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rede de Saúde de Duque de Caixas ganha mais duas Clínicas da Família

Crédito: Divulgação A rede de Atenção Primária de Duque de Caxias ganhou mais um reforço,…

Jogos do Brasil devem injetar R$ 244,9 milhões na economia do Rio

A Copa do Mundo de 2026 tem o potencial de injetar até R$ 244,9 milhões…

Ato de campanha no CREA-RJ, na Zona Sul carioca, ultrapassa a polarização política

Crédito: Miguel Fernández com os candidatos Bruno Galdino, Ana Masiero e Fernando Jogaib Na última…

Ir para o conteúdo