terça-feira, 19 de maio de 2026 - 9:51

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Dom Orani completa 12 anos como cardeal e deixa legado de fé traduzida em gestos concretos no Rio

Dom Orani completa 12 anos como cardeal e deixa legado de fé traduzida em gestos concretos no Rio

Divulgação

Hoje celebramos com profundo reconhecimento e alegria os doze anos de dedicação de Dom Orani João Tempesta como cardeal e pastor da Igreja no coração do Rio de Janeiro. Desde 22 de fevereiro de 2014, quando foi elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco no consistório realizado em Roma — um momento que marcou sua plena incorporação ao Colégio dos Cardeais — sua vida tornou-se um exemplo vivo de serviço, humildade e caridade, sempre próximo dos que mais sofrem e necessitam. 

Ao longo dessa caminhada, Dom Orani – que governa a Igreja carioca há 17 anos – mostrou algo essencial: a fé cristã só se torna verdadeiramente real quando se traduz em gestos concretos de amor e cuidado com o próximo. Como observou com precisão frei Ramon Assis, em artigo que ecoa o estilo de uma Igreja em saída e de um pastor que não se encerra nos salões nem no conforto de discursos, mas caminha para as ruas, acolhe os pobres, distribui pessoalmente alimento e cobertores, e leva esperança àqueles cujas vidas muitas vezes ficam ocultas pela pressa da cidade — “esta é a Igreja que queremos… uma Igreja onde seus líderes façam algo pelos pobres”

Dom Orani nunca foi apenas um cardeal “de gabinete”: ele tem se realizado plenamente na prática da caridade, em sua sintonia com Deus que se faz presente no rosto dos empobrecidos, dos que sofrem nas esquinas e nos corações partilhados. Sua presença constante entre os fiéis, no acompanhamento de comunidades, na evangelização cotidiana e nas ações solidárias é testemunho concreto de que a fé que não age é fé morta — e a dele, ao contrário, é fé que se encarna em gestos de compaixão e compromisso.  Um verdadeiro andarilho do Rio de Janeiro, incansável: um homem que pode começar o dia em CampoGrande, passar por Paquetá, por Inhaúma e depois concluir a jornada em Ipanema. A celebração de seus cinquenta anos de sacerdócio – em 2024 – emocionou a todos que se reuniram, aos milhares, para a efeméride .

Nestes doze anos, Dom Orani tornou-se um farol de esperança em tempos de grandes desafios sociais e humanos. Sua liderança tem inspirado muitos a ver que a verdadeira grandeza de um pastor não está na ostentação de títulos, mas no amor prestado aos últimos, na credibilidade de quem vive a coerência entre palavras e ações. Ele nos recorda que o discípulo de Cristo é chamado a sair de si mesmo para encontrar o outro, especialmente o mais vulnerável.

Ao olharmos para os próximos anos — sabendo que sua aposentadoria se aproxima e seu ministério irá, no mínimo, se transformar — somos ainda mais convidados a louvar a Deus pelo dom de sua vida e de seu ministério incansável. Que esta data seja celebrada não apenas como um marco cronológico, mas como um símbolo de serviço fiel, de fé viva e de amor sem medida.

Que a Igreja do Rio de Janeiro e do Brasil continue inspirada pelo exemplo de Dom Orani João Tempesta: um pastor que ensinou com gestos concretos que o amor se faz lar, alimento, abraço e presença no meio do povo — exatamente como Jesus nos convidou a viver.

Parabéns pelos 12 anos de cardinalato, Dom Orani — que o Senhor continue abençoando sua vida e sua missão com a mesma força que o conduziu até aqui. 

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Explosão no Jaguaré: famílias aguardam definições sobre atendimento

Duas pessoas morreram e ao menos outras duas se feriram na explosão do último dia…

Mortalidade materna entre mulheres negras é mais que o dobro da registrada entre brancas

Creative Commons A desigualdade no acesso à saúde no Brasil foi evidenciada por números apresentados…

Material do governo ajuda população a se proteger de golpes digitais

O governo federal lançou, nesta terça-feira (19), um kit com orientações sobre privacidade e segurança…

Ir para o conteúdo