terça-feira, 4 de agosto de 2026 - 5:37

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Dom Orani convida a população a rezar a Trezena de S. Sebastião e se preparar para a festa do padroeiro do RJ

Dom Orani convida a população a rezar a Trezena de S. Sebastião e se preparar para a festa do padroeiro do RJ

Divulgação: ArqRio

Realizada de 7 a 19 de janeiro, a Trezena de São Sebastião, antecede as celebrações em honra do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. O Cardeal Dom Orani João Tempesta destaca o momento como tempo de oração, comunhão e missão para a capital fluminense. Além da Trezena, a população contará ainda com a peregrinação da imagem de São Sebastião por paróquias, comunidades, hospitais e instituições, como preparo espiritual da capital para o dia 20 de janeiro, dia do padroeiro.

Segundo a Arquidiocese do Rio (ArqRio), a 17ª edição da Trezena tem como tema: “São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade”; e como lema: “Alegres na Esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e enviados à Missão”.

O Cardeal destaca que a Trezena representa uma experiência de missão, na qual a imagem de São Sebastião peregrina por diferentes regiões da cidade, para aproximar a Igreja das pessoas em suas diversas realidades sociais, culturais e econômicas. A peregrinação, segundo o arcebispo, demonstra que o Rio de Janeiro, apesar de marcado por muitos desafios, tem um caminho de fé e assume a responsabilidade para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna:

“A Trezena de São Sebastião é uma oportunidade de missão popular quando a imagem peregrina percorre toda a Arquidiocese. É uma oportunidade de dizer que a cidade de São Sebastião reza, caminha e tem grandes responsabilidades em um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno”, ressalta o religioso, acrescentando que a Trezena fortalece ainda a comunhão da Igreja e renova seu compromisso missionário no contexto urbano, inspirado no testemunho do santo padroeiro:

“Que a Trezena de São Sebastião nos una enquanto Igreja e, ao mesmo tempo, nos coloque com a nossa missão nesta cidade, que, como São Sebastião, recebe as suas flechas, mas está sempre em pé, se levantando para continuar a sua caminhada,” afirma o arcebispo da capital fluminense.

Dom Orani Tempesta deseja que o tempo de Trezena seja vivido com esperança por toda a Arquidiocese e pela cidade: “Que todos nós tenhamos uma boa Trezena e uma boa festa de São Sebastião.”

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motorista que matou gari em SP vai responder por homicídio qualificado

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou o motorista que atropelou e matou o…

Brasil Médico: o periódico carioca que divulgou descobertas de Lutz e Carlos Chagas

Carlos Chagas – Reprodução Pedro Henrique Miranda Fonseca Fundado em 1887 por Antônio Augusto de…

Republicanos se manterá neutro na corrida presidencial

O Republicanos anunciou nesta terça-feira (4) que não apoiará nenhum candidato à Presidência da República…

Ir para o conteúdo