terça-feira, 8 de setembro de 2026 - 7:19

  • Home
  • Alerj
  • Eduardo Paes alfineta São Paulo e defende Galeão como rota para Nova York

Eduardo Paes alfineta São Paulo e defende Galeão como rota para Nova York

– Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou a provocar São Paulo nas redes sociais. Desta vez, o alvo foi o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em meio ao anúncio da ampliação das ligações internacionais do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

Nesta terça-feira, 8 de julho, Paes comemorou a nova conexão entre o Rio e Nova York e sugeriu que paulistas evitem o trânsito até Guarulhos e embarquem pelo terminal carioca.

Em publicação no X, antigo Twitter, o prefeito escreveu: “Queridos amigos e amados paulistas, agora vocês podem ir para Nova Iorque sem engarrafar no trajeto até o aeroporto de Guarulhos para enfrentar aquele aeroporto tão tumultuado”, disse Eduardo Paes.

Na sequência, ele sugeriu que os passageiros saiam de Congonhas, em São Paulo, pousem no Galeão e sigam direto para o Aeroporto John F. Kennedy, o JFK, em Nova York.

Eduardo Paes completou: “Pegue seu voo em Congonhas, pouse no Galeão — aeroporto confortável e espaçoso — embarque direto para o JFK em New York. Viva o conforto do povo de São Paulo!”

Galeão tenta recuperar protagonismo internacional

A provocação ocorre em um momento de recuperação da malha aérea internacional do Galeão, que vem ampliando rotas e atraindo novas operações depois de um período de esvaziamento.

O terminal carioca passou a ser tratado pela Prefeitura do Rio como peça central para o turismo, os negócios e a conectividade internacional da cidade. A volta de voos diretos para destinos estratégicos, como Nova York, é vista como parte desse esforço.

A rivalidade entre Rio de Janeiro e São Paulo costuma aparecer nas publicações de Eduardo Paes, quase sempre em tom de ironia. O prefeito já usou as redes para promover atrações cariocas e provocar paulistas em temas como turismo, mobilidade, eventos e qualidade de vida.

Desta vez, a brincadeira teve como alvo o maior aeroporto do país. Localizado na Grande São Paulo, Guarulhos concentra boa parte dos voos internacionais do Brasil, mas também costuma receber críticas pelo trânsito no acesso e pelo grande fluxo de passageiros.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 70 milhões nesta terça-feira

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (8) prêmio estimado em R$ 70 milhões. As seis dezenas do…

Investigação expõe trituração de pintinhos na indústria de ovos

Uma investigação da organização Mercy For Animals (MFA) documentou a trituração de pintinhos machos recém-nascidos…

Plataforma Certifica: Anatel muda homologação de telecomunicações

A partir desta terça-feira, 8 de setembro, procedimentos de certificação e homologação de produtos para…

Ir para o conteúdo