
O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o ex-governador Anthony Garotinho voltaram a se enfrentar nas redes sociais neste domingo (28). A troca de farpas começou depois de uma postagem em que Garotinho anunciou que pretende publicar, a partir de março, uma série de acusações contra o prefeito e o irmão dele, Guilherme Paes, sócio do BTG Pactual. As informações são do portal Tempo Real.
Em 2013, a Prefeitura retirou as concessões de cemitérios da irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, que tinha administrado praticamente todos eles, ininterruptamente, desde 1850. A entidade de 443 anos, embora alijada totalmente da administração, ainda é proprietária de diversas das capelas destes cemitérios, a exemplo das Capelas do Cemitério de Inhaúma, que foram recentemente leiloadas pela Justiça do Trabalho, sendo arrematadas por um dos diretores da concessionária Rio Pax. O valor da venda beira os 4 milhões de reais.
Na publicação, Garotinho insinuou irregularidades na concessão de cemitérios da cidade à empresa Rio Pax, citada como integrante de um grupo econômico que, mais recentemente, também venceu licitação na Comlurb. Ele afirmou ter feito um “longo e minucioso trabalho investigativo”, falou em “negociata”, mencionou “manobras licitatórias” e “ameaças a concorrentes”, mas não apresentou provas no post. A série anunciada por ele recebeu o nome de “Nem os mortos escapam” e foi ilustrada com fotos de Eduardo Paes, Guilherme Paes e um carro funerário da Rio Pax.
A resposta de Paes veio na própria postagem. Ele afirmou que o ex-governador será processado e atacou Garotinho em comentário público: “Vagabundo presidiário (5x). Minha família não depende da política igual a você e sua corja”, escreveu Eduardo Paes.
Horas depois, ainda nas redes de Garotinho, apareceu um segundo comentário atribuído ao prefeito do Rio, desta vez citando o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, filho do ex-governador. “Que pela graça de Deus se afastou de você. Nem seu filho te aguenta!”, escreveu Eduardo Paes.
Garotinho reproduziu as mensagens e passou a divulgar a reação do prefeito. Em nova publicação, ironizou: “O nervosismo volta atacar (sic). Calma Dudu”, escreveu Anthony Garotinho.
A administração cemiterial no Rio de Janeiro vem recebendo denúncias de cobranças supostamente abusivas e destruição de patrimônio histórico.