
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) está com inscrições abertas para a contratação de professores temporários. O edital, lançado no início do ano, prevê 1.750 vagas para atuação nos anos letivos de 2026 e 2027.
Os candidatos aprovados formarão cadastro de reserva e serão chamados conforme a necessidade da rede estadual.
As oportunidades são para docentes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A seleção será feita em etapa única, por meio de avaliação de títulos e experiência profissional. O processo tem caráter eliminatório e classificatório.
As vagas estão distribuídas por diferentes cargas horárias e unidades da rede estadual, incluindo escolas indígenas.
As inscrições devem ser feitas pelo site abre.ai/candidatodocenteficha até o dia 30 de novembro deste ano. O edital também prevê a reabertura das inscrições em 2027, entre 1º de fevereiro e 30 de novembro.
No momento da inscrição, o candidato deve indicar o tipo de vaga, o município, a regional e a disciplina ou as disciplinas às quais pretende concorrer.
Após a convocação, o candidato deverá comparecer à Coordenadoria de Inspeção Escolar da regional indicada, no dia e horário informados pela Seeduc, levando documentos pessoais e demais comprovantes exigidos.
A remuneração seguirá o plano de carreira dos Professores Docentes I, com cargas de 18 e 30 horas, e dos Professores Docentes II, com carga de 22 horas.
As informações sobre o processo seletivo simplificado estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Educação.