quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 7:10

  • Home
  • Alerj
  • Em ato pró-democracia no Rio de Janeiro, deputada do PCdoB sugere ‘pegar em armas’

Em ato pró-democracia no Rio de Janeiro, deputada do PCdoB sugere ‘pegar em armas’

Apesar da chuva, milhares de manifestantes ocuparam a praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro no início de segunda-feira (9).

O ato, que estava marcado para as 17h, só começou a ter concentração maior de público depois das 18h30, quando a chuva que atingia a capital fluminense desde cedo arrefeceu.

Um dos discursos chamou a atenção porque dividiu aplausos e vaias do público. A deputada estadual enfermeira Rejane de Almeida (PCdoB), sugeriu “pegar em armas contra os fascistas”.

Rejane defendeu a democracia, mas disse em seu discurso: “se quiserem pegar em armas, nós vamos pegar em armas também”.

“Vamos estar ocupando todos os espaços políticos e é assim que a gente sabe governar. […] Aqui tem homens e mulheres que não fogem da luta. Vamos ocupar as ruas e falar pra vocês: nós queremos o amor, mas se for com as armas, nos vamos lutar, companheiros. Golpistas não passarão”, completou.

Única deputada do PCdoB nesta legislatura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rejane ocupou a vaga de candidata à vice na chapa de Benedita da Silva (PT) na eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro, em 2020, quando Eduardo Paes (PSD) foi eleito.

Dois caminhões de som foram posicionados em frente à Câmara Municipal e ao Theatro Municipal da cidade. Agentes da Guarda Civil e da Polícia Militar acompanharam o ato.

A reportagem da CNN registrou no meio do protesto representantes de movimentos sociais, especialmente de luta por moradia, e sindicatos, como a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além de militantes de partidos de esquerda, como PT, PV, Psol e PSTU.

Entre os políticos presentes estavam os deputados federais eleitos Reimont (PT), Tarcísio Motta (Psol), a deputada estadual eleita Dani Balbi (PCdoB) e o deputado estadual Flavio Serafini (Psol), além de vereadores.

Durante os discursos, os manifestantes pediram que não houvesse anistia aos invasores do Congresso presos pelas forças policiais em Brasília, a defesa da democracia e o fim do “bolsonarismo”. Eles lembraram ainda a repressão da PM contra professores.

Nenhuma rua foi fechada e nenhum conflito foi registrado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Cremerj promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

O Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) promove nesta quarta-feira, (7) campanha…

Ir para o conteúdo