Evento, que foi retomado ano passado, após 25 anos da realização do primeiro, também contou com shows, feira de artesanato e recreação para as crianças
Mais de 50 expositores de várias partes do estado do Rio de Janeiro e até de Minas Gerais estiveram participando do 3º Encontro de Carros Antigos de Cantagalo, realizado sábado passado, 15 de agosto, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça do Santuário do Santíssimo Sacramento, no Centro da cidade.
Para os expositores, proprietários de verdadeiras raridades e que contam um pouco da história do automobilismo nacional e internacional, “carro antigo não é a mesma coisa que carro velho.” Sérgio Mendonça, um dos organizadores e que falou em nome da equipe, disse que os colecionadores investem muito para manter os carros em dia e com uma excelente condição. “Tanto que a grande maioria desses carros pegou estrada e veio rodando até Cantagalo, muitos de Niterói e Itaboraí, distantes quase 200 quilômetros”, destacou. Ele também lembrou que o encontro realizado em Cantagalo se destacou pelo alto nível, pela qualidade. “Dificilmente, em outros encontros, vemos veículos com tanta qualidade, com tanto zelo, em perfeitas condições”, finalizou o empresário, que, ao final, também comandou a entrega de prêmios, oferecidos conforme a categoria dos veículos.
O prefeito Saulo Gouvea parabenizou os organizadores e expositores e disse que a cidade sempre estará de braços abertos para esse tipo de evento. “Mais do que apenas expor essas raridades, este evento é uma ação cultural. Já deu para perceber o quanto cresce a cada edição, não só em quantidade, mas em variedade e qualidade”, destacou o prefeito durante a cerimônia oficial de abertura, realizada às 10 horas.
O empresário Sérgio Mendonça foi o organizador do primeiro encontro, realizado há 26 anos. Ela conta que o evento só não passou a ser anual, a partir daquela época (1989) porque faltou apoio e incentivo. “Agora, resolvemos retomar o encontro, a partir do ano passado, quando recebemos apoio do prefeito Saulo Gouvea e de dezenas de colaboradores e patrocinadores. “O interessante é que, depois de tanto tempo, conseguimos contato com muitos dos expositores que participaram daquele primeiro evento”, conta Mendonça.
O fascínio do homem pela máquina e a evolução dos automóveis foram alguns pontos que chamaram a atenção de quem passou pela praça durante a realização do evento, que contou com relíquias das décadas de 1920 a 1990. Duas motocicletas – CB 400 Four (Honda) e GT 380 (Suzuki), ambas da década de 1970 – também fizeram parte da mostra.
O encontro, que também contou com recreação para as crianças e churrasco, foi brindado, ainda, com três shows: Bruno Palma, às 14h30 min.; Victor Sally, às 15h30min.; e Tócaz e Mauro Martz, às 17h.
Outra atração do encontro foi a Feira de Artesanato de Cantagalo, que reuniu boa parte dos artesãos com mostras e venda de produtos locais, que variaram de toalhas bordadas a sabão ecológico, feito à base de óleo de soja usado, além de peças decorativas confeccionadas com folhas de jornalod_jornall e deliciosas guloseimas doces e salgadas, na área gastronômica da feira, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Ao final, foram divulgados outros dois encontros: em Campos dos Goytacazes, nos dias 12 e 13 de setembro, a partir das 8 horas, no Jardim do Liceu e estacionamento da Câmara Municipal; e de Pirapetinga (MG), em 25 de outubro, a partir das 8 horas, no bairro Colina do Sol.
Redação/Fotos: Gilmar Marques