quarta-feira, 13 de maio de 2026 - 6:27

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Equipe de escola estadual de Nova Iguaçu se classifica para o Torneio Brasil Robótica

Equipe de escola estadual de Nova Iguaçu se classifica para o Torneio Brasil Robótica


A Rex Tech, equipe do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), carimbou o passaporte para a etapa nacional do Torneio Brasil Robótica (TBR), entre 12 e 14 de dezembro, em Belo Horizonte. A competição é referência no país e estimula competências ligadas à criatividade, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

Na avaliação da gestão regional, o resultado mostra a curva de crescimento do projeto na rede pública. “Esse desempenho demonstra o grande potencial dos nossos estudantes na robótica, bem como reforça o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido na unidade escolar. É gratificante perceber nossos jovens tendo êxito em atividades ligadas às novas demandas tecnológicas”, disse Ellen Aniszewski, diretora pedagógica da Regional Metropolitana I, que reúne Nova Iguaçu, Japeri e Queimados.

A classificação veio após a etapa regional do dia 18 de outubro, na qual a Rex Tech foi a única equipe formada por alunos de escola estadual a avançar. “Estamos muito felizes com este resultado. Nós nos classificamos em um dos maiores torneios de robótica do Brasil. No nacional, a tendência é disputar com mais de 100 equipes, todas muito bem preparadas. E o trabalho continua”, afirmou Gabriel Miranda, professor responsável pelos projetos de robótica da unidade.

O grupo já figura entre os destaques do país. Em agosto, no Roboworld Cup Fira 2024, no Maranhão, os alunos foram campeões no torneio Missão Impossível e vice no Cabo de Guerra, ambas as provas até 14 anos. A vaga no TBR fecha um ciclo simbólico para quem está concluindo o Ensino Médio. “Este ano encerro um capítulo marcante da minha vida: minha jornada como competidora de robótica. Achei que o regional seria a última competição, mas ainda havia mais um sonho para viver. Conseguimos a vaga para o nacional. Belo Horizonte, se prepara! A Rex está chegando”, comemorou Letícia de Oliveira da Silva, aluna da 3ª série.

A robótica educacional, hoje incorporada à rotina da escola, estimula pensamento lógico, programação e construção de protótipos. As atividades reforçam trabalho em equipe, cooperação e tomada de decisões, com integração entre áreas do conhecimento. O TBR trabalha problemas do mundo real, incentiva o empreendedorismo e desenvolve habilidades técnicas e científicas dos participantes.

A diretora-geral da unidade lembra o início do projeto. “Quando me tornei diretora e dei os primeiros passos para colocar a robótica na unidade, em 2021, nunca imaginei que chegaríamos tão longe. Pensei nos benefícios para o currículo e o aprendizado. Hoje vejo uma trajetória de sucesso e muitos títulos”, disse Adriana Igrejas. “A participação da nossa equipe mostra a força de um projeto que se consolida na região. Estamos orgulhosos, animados e confiantes”, acrescentou a gestora.

Na rede estadual, a pauta é estratégica. “A robótica não é um quadro futurista. Ela inspira. Não usa só as ciências exatas: trabalha a capacidade de criação, atenção e fazer acontecer. É um componente curricular que enriquece a qualidade do conhecimento”, afirmou Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação.

Com a vaga assegurada, a Rex Tech intensifica a preparação para a etapa nacional do Torneio Brasil Robótica em Belo Horizonte, mirando novas conquistas para a Baixada Fluminense e para a rede pública do Rio de Janeiro.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Inea resgata ouriço preso em vala na Zona Oeste do Rio

Crédito: Inea Os guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, no último domingo (10),…

Durigan diz ser contra qualquer compensação ao fim da escala 6×1

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira (12) ser “radicalmente contra” qualquer tipo…

Rio de Janeiro Lança Vacinação Atualizada contra Covid-19 para Idosos e Gestantes

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) dará início, na quarta-feira (13/05),…

Ir para o conteúdo