quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 11:33

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Espetáculo “Cadeira de Balanço” retorna ao Rio para temporada de despedida no Teatro Cândido Mendes

Espetáculo “Cadeira de Balanço” retorna ao Rio para temporada de despedida no Teatro Cândido Mendes

O monólogo “Cadeira de Balanço” volta aos palcos cariocas para uma curtíssima temporada de despedida no Teatro Cândido Mendes. A peça estreia no dia 8 de março e segue em cartaz até 29 de março, com apresentações aos domingos, às 18h, marcando as últimas sessões do espetáculo no Rio de Janeiro.

Escrito e protagonizado por Dudu Gehlen, com direção de Jefferson Santi, o espetáculo é uma obra de autoficção que mistura memória e invenção para narrar a história de Dona Caçula, artesã maranhense da cidade de Cantanhede, no Maranhão.

Ambientada a partir de um típico velório do interior maranhense, a peça convida o público a mergulhar na trajetória de Dona Caçula sob o olhar sensível de seu bisneto. Em cena, Dudu Gehlen conduz a plateia por memórias afetivas, reflexões sobre o tempo, a morte e a permanência dos laços familiares.

Com apenas um ator no palco, diferentes personagens ganham vida enquanto o narrador tenta lidar com a dor da perda e a necessidade de se despedir. A obra investiga o poder da escrita como forma de eternizar histórias e preservar identidades.

“Cadeira de Balanço surge com o intuito de eternizar as memórias da minha bisavó e o território de Cantanhede”, afirma o artista, que começou a escrever textos pessoais antes de transformar a experiência em livro e, posteriormente, em espetáculo.

Do livro aos palcos e aos festivais pelo Brasil

A trajetória da obra começou em 2022, com o lançamento do livro homônimo. Em 2024, a adaptação teatral estreou e passou por cinco favelas do Rio de Janeiro por meio do Edital FOCA (Fomento à Cultura Carioca), além de realizar temporada na capital fluminense.

Em 2025, o espetáculo ampliou sua circulação nacional ao integrar o Circuito Carioca de Teatro de Rua, cumprir temporada no Centro Cultural Vale Maranhão e participar de festivais em estados como Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro, acumulando prêmios e indicações, entre eles Melhor Espetáculo e Melhor Atuação.

Agora, a montagem retorna ao Rio com apenas quatro sessões, integrando o projeto de circulação pelo estado viabilizado pelo Edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Todas as apresentações contam com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.

Serviço

  • Estreia: 8 de março
  • Temporada: De 8 até 29 de março aos domingos, 18 horas
  • Local: Teatro cândido mendes
  • Ingressos: R$15,00 (meia entrada) e R$30,00 (inteira)
  • Vendas online: https://bileto.sympla.com.br/event/95316
  • Local: Teatro Cândido Mendes- Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema
  • Duração: 50 minutos
  • Classificação indicativa:14 anos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rio Fashion Week impulsiona hotelaria e leva ocupação a 73,35%

O Pier Mauá é palco do Rio Fashion Week – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio…

Frente Ambientalista lança plano para orientar agenda do Congresso

A Frente Parlamentar Mista Ambientalista (FPMA) do Congresso Nacional lançou na terça-feira (15) o “Mapa…

Casos de dengue no Brasil caem 75% em 2026

Dados do Ministério da Saúde indicam que os casos de dengue registrados no Brasil ao…

Ir para o conteúdo