O secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, Paulo Araujo, participou da 27ª Reunião Ordinária do Plenário do Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Dois Rios, na quinta, 17, na qual foi colocada em pauta a aprovação, pelo plenário do comitê, do financiamento dos projetos de recuperação das Estações de Tratamento de Esgoto dos bairros cordeirenses Manancial e São Manoel.
Os projetos foram elaborados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apresentados ao comitê em meados de 2014. Depois de várias avaliações pela Câmara Técnica e pela Diretoria Executiva da entidade, foram enviados para apreciação e aprovação na reunião do dia 17.
O secretário Paulo Araújo informa que o plenário aprovou por unanimidade a Resolução nº 041, que disponibiliza recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FUNDRHI, no valor de R$323.071,58 para recuperação das duas estações. Segundo ele, o próximo passo é firmar um convênio com a AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) para que o recurso seja depositado na conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Cordeiro e para que, posteriormente, seja contratada empresa especializada, através de licitação, para a execução dos serviços.
O secretário ressalta que as ações serão de fundamental importância para diminuir a carga dos efluentes sanitários nos córregos que deságuam no Rio Macuco. “O Rio Macuco corta a nossa cidade e precisa muito de ações como essa para a sua revitalização”, reforça Paulo Araújo.