‘Estradas da Produção’ recupera estradas vicinais de Cantagalo

Parceria do Estado com a Prefeitura garante escoamento das produções agrícola e pecuária, facilitando a vida dos produtores e fortalecendo a economia municipal

Cantagalo – Desenvolvido através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, o programa ‘Estradas da Produção’ tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Cantagalo na recuperação e manutenção do leito de estradas vicinais na zona rural de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito do município.

De acordo com o prefeito Saulo Gouvêa, o objetivo é melhorar as condições das vias utilizadas pelos produtores rurais para o escoamento da produção. “O quarto distrito conta com uma grande produção de gado bovino (o município possui quase 60 mil cabeças) e de produtos hortifrutigranjeiros. Como Cantagalo possui mais de 1,2 mil quilômetros de estradas sob responsabilidade da Prefeitura, o auxílio do programa ‘Estradas da Produção’, do Governo do Estado, é muito bem-vindo, já que nossos esforços não são suficientes para garantir a manutenção de toda a malha viária municipal, o que facilita a vida dos produtores rurais e ainda estimula o fortalecimento da economia municipal”, observa o prefeito.

Segundo o encarregado pela equipe que trabalha na patrulha mecanizada que foi contratada pelo Governo do Estado para a realização do trabalho, André Luiz Riba, a ação conta com quatro retroescavadeiras, quatro caminhões caçamba, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um caminhão pipa, um trator de esteira, uma escavadeira e um rolo compressor. “Já são cerca de três meses de trabalho. Somente no quarto distrito, já foram recuperados mais de 30 quilômetros de estradas, o que tem contribuído muito para a melhoria do tráfego dos veículos destinados às produções agrícolas e pecuárias”, explica.

O PROGRAMA – O programa faz parte do Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura com as prefeituras e a Emater-Rio. O objetivo é a desobstrução e manutenção das estradas, além de alargamento e drenagem. O serviço acontece em todo o estado do Rio de Janeiro.

Redação: Gilmar Marques

Deixe uma resposta