Evento gastronômico de incentivo ao consumo de pescado movimenta interior do estado

1º Tilápia Gourmet de Ipiabas atraiu milhares de pessoas ao município de Barra do Piraí entre os dias 28 e 30 de agosto

Milhares de pessoas prestigiaram a primeira edição do evento gastronômico promovido pelo Governo do Estado no distrito de Ipiabas, Barra do Piraí, com o intuito de propagar o consumo da tilápia, peixe de alto valor nutricional, e estimular sua produção. Realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas contou com oficinas gastronômicas, pratos à base do peixe nos restaurantes participantes, concurso, shows e estandes diversos.

Elaborada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a ação também movimentou o turismo e comércios locais, fomentando a economia da região. Para o produtor Márcio Carielo, um dos proprietários da marca Tilápia da Serra, o impacto foi muito positivo.

– Inicialmente tínhamos um restaurante comprando nosso produto e hoje já temos nove, então se a intenção era disseminar a tilápia aqui na cidade, deu muito certo. Todo o evento teve uma estrutura maravilhosa e já esperamos o do ano que vem – destacou o empresário.

Viajando a lazer, o médico Ildemar Cavalcante Guedes participou de uma das oficinas de beneficiamento de pescado ministradas pela técnica da Fiperj, Maria Dalva Silva Ribas, e também aprovou a iniciativa.

– Comer peixe é muito saudável e gostoso. Achei muito interessante a proposta do evento porque apesar de o Brasil possuir muitos rios, lagos e uma costa marítima extensa, o consumo do pescado por pessoa ainda é pequeno. Estimular esse consumo melhora a qualidade da nutrição da população brasileira – disse.

À frente da Sedrap, o secretário de Estado José Luiz Anchite, ex-prefeito de Barra do Piraí, parabenizou a todos pelo sucesso do evento e ressaltou que a meta da pasta é buscar cada vez mais parcerias visando o desenvolvimento das regiões do interior fluminense.

Nesse sentido, o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, já antecipou uma novidade para a próxima edição do Gastronomia do Mar, outro evento de incentivo ao consumo do pescado promovido pela Sedrap e Fiperj no Rio e em Niterói:

– Em novembro, o Gastronomia do Mar será realizado em mais dois municípios: Angra dos Reis e Macaé – anunciou, sem deixar de agradecer aos parceiros pelo sucesso do 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas. São eles: o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac RJ), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Prefeitura de Barra do Piraí, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), e Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio Barra do Piraí).

Estandes – Durante todos os dias de evento, na estrutura montada na praça de Ipiabas, técnicos da Fiperj buscaram orientar visitantes, incluindo alunos da rede municipal e produtores, sobre a criação de tilápia. O estande da instituição chamou atenção de adultos e crianças com um aquário contendo exemplares da espécie em diversas fases do seu ciclo de vida; e distribuição de folders com informações sobre os benefícios do consumo do alimento, ensinando a escolher o peixe fresco, e com receitas.

Também atraiu o público o espaço destinado ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedrap, com a exposição de peças confeccionadas a partir do couro da tilápia; e ao programa Banco de Alimentos da Ceasa-RJ (outra vinculada à pasta), que contou mais uma vez com o trabalho de decoração em frutas e legumes – que ganham formas de flores e animais – desenvolvido pelo funcionário público Gustavo Sodré.

Oficinas – Realizadas durante o dia no Food Truck do Senac e no Espaço Gourmet pela Fiperj, as oficinas gastronômicas mostraram uma diversidade de maneiras de se preparar a tilápia. E à noite, organizadas pelos chefs Letícia Vilardo e Pierre Landry, e tendo como convidados o japonês Nao Hara e o francês David Mansaud, revelaram os segredos da alta gastronomia na preparação de alguns pratos, aliando simplicidade e sofisticação. Já no domingo pela manhã, mais de 100 crianças se deliciaram com as guloseimas de chocolate preparadas pelas chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase.

Concurso – Os chefs foram ainda os jurados do concurso gastronômico que elegeu, na sexta-feira, os melhores pratos à base de tilápia dos 11 restaurantes participantes. A vencedora foi dona Maria José da Silva Neta, de 51 anos, que agradou a todos com sua Moqueca Baiana de Tilápia. O segundo lugar ficou com o Restaurante Adolphina e o terceiro com o By Laca Grill.