quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 8:43

  • Home
  • Alerj
  • Fecomércio RJ, Firjan e ACRJ entregam manifesto a Ricardo Couto em defesa dos royalties do petróleo

Fecomércio RJ, Firjan e ACRJ entregam manifesto a Ricardo Couto em defesa dos royalties do petróleo

Os presidentes da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, da Firjan, Luiz Césio Caetano, e da ACRJ, Josier Vilar, se reuniram nesta terça-feira (14/04) com o governador em exercício Ricardo Couto para entregar um manifesto conjunto em defesa dos royalties do petróleo, do Estado do Rio de Janeiro e do pacto federativo.

O documento foi elaborado por entidades do setor produtivo fluminense e trata do julgamento da ADI 4917 no Supremo Tribunal Federal. A preocupação é com uma possível mudança na distribuição dos royalties do petróleo, tema que pode atingir em cheio as contas do estado e de diversos municípios fluminenses.

Durante o encontro, as lideranças apresentaram o impacto estimado de uma eventual redistribuição. Segundo o manifesto, o Estado do Rio de Janeiro pode perder cerca de R$ 9 bilhões por ano. Já os municípios fluminenses teriam uma perda adicional de R$ 15 bilhões anuais. Na avaliação das entidades, isso afetaria áreas centrais da administração pública, como saúde, educação, segurança e investimentos.

As entidades sustentam que os royalties têm caráter compensatório. O argumento é que esses recursos estão ligados aos impactos ambientais e territoriais provocados pela exploração de petróleo, inclusive em plataforma continental.

No texto, os representantes do setor produtivo também defendem a preservação das regras constitucionais e do equilíbrio federativo. O entendimento é que uma nova divisão dos royalties pode aprofundar distorções que o Rio de Janeiro já enfrenta há anos.

Ao fim do manifesto, as entidades fazem um apelo ao STF para que reconheça a inconstitucionalidade da legislação em debate. A avaliação é que uma decisão nesse sentido garantiria segurança jurídica e evitaria prejuízos estruturais para o estado e para o país.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Cremerj promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

O Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) promove nesta quarta-feira, (7) campanha…

Ir para o conteúdo