
A atração principal para o retorno de um dos palcos mais tradicionais do Centro do Rio finalmente foi revelada. O Teatro Sesc Ginásio Antigo, antigo Clube Ginásio Português, na Avenida Graça Aranha, será reaberto no dia 12 de dezembro com uma apresentação histórica de Fernanda Montenegro, após um grande restauro no edifício.
O monólogo escolhido, Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir, resgata trechos de A Cerimônia do Adeus, obra em que a escritora francesa reflete sobre sua vida ao lado do filósofo Jean-Paul Sartre. A estreia marca não apenas a volta do teatro, fechado desde 2023, mas também um gesto simbólico que conecta a tradição cultural do Rio com o futuro que o Sesc constrói para o Centro.
Palco de grandes espetáculos como Medéia, Ópera do Malandro, Não fuja da Raia e Conduzindo Miss Daisy, o espaço tem grande importância cultural para o Centro do Rio. Inaugurado em 1938, o edifício foi adquirido pelo Sesc em 2002.
O teatro, com capacidade para 400 lugares, já tem 60% das intervenções concluídas. Entre as melhorias estão novas poltronas de couro, cenotécnica modernizada, painéis acústicos ripados, forro em freijó maciço e iluminação de última geração, preservando a identidade Art Déco, incluindo o balcão original e o acesso pelo foyer do térreo.
O retrofit do Sesc Ginásio prevê ainda uma praça pública em três níveis, cinema ao ar livre, biblioteca, clínica odontológica e a reativação da icônica piscina semiolímpica elevada. A entrega completa do prédio, de 14 mil metros quadrados, está prevista para maio de 2026 e incluirá também praça pública com mirante e café, quadra poliesportiva, galeria de exposições, restaurante e diversas áreas voltadas para saúde, esporte e convivência.
Segundo Fábio Soares, diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, a prioridade é garantir acessibilidade e uma experiência democrática para todos os públicos. “Nosso objetivo é unir tradição e inovação, resgatar um marco histórico do Centro e, ao mesmo tempo, oferecer novas formas de convivência e lazer à população”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc e da Fecomércio RJ.
