O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, compete no Festival de Cinema de Veneza de 2024 e já foi confirmado no Festival de Toronto. A produção, que conta a história de uma família, reúne mãe e filha na tela: com protagonismo de Fernanda Torres (ao lado de Selton Mello) e participação especial de Fernanda Montenegro.
A trama é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de seu próprio núcleo familiar. Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre o rumo de seus vidas. E Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos.
A produção marca a terceira parceria entre Salles e Torres, que estiveram juntos em “Terra Estrangeira” (1995) e “O Primeiro Dia” (1998), e o reencontro de Montenegro com o diretor, com quem trabalhou no premiado “Central do Brasil” (1998).
Duas das maiores atrizes brasileiras, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro já contracenaram juntas antes — inclusive como mãe e filha.
Confira produções que juntam Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em tela
“Fogo e Paixão” (1989)
Com direção de Márcio Kogan e Isay Weinfeld, o longa do final dos anos 1980 conta a história de pessoas de diversas partes do mundo que se reúnem para participar de uma visita a uma cidade latino-americana sem localização revelada. Tanto Fernanda Torres como Fernanda Montenegro fazem participações especiais no longa.
O filme não está disponível em nenhum streaming atualmente.
“O Que É Isso, Companheiro?” (1997)
Neste filme dirigido por Bruno Barreto, o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) decidem se juntar à luta armada contra a ditadura militar no fim da década de 1960. Quando César é capturado pelos militares, Fernando decide sequestrar o embaixador dos EUA no Brasil para negociar a liberdade do amigo.
Fernanda Torres faz o papel da militante Maria e Fernanda Montenegro faz o papel de Dona Margarida, a esposa de um dos militares.
O filme está disponível na Globoplay e no Mubi.
“Traição” (1998)
O filme inspirado nas crônicas de Nelson Rodrigues e com direção de Arthur Fontes, José Henrique Fonseca e Cláudio Torres traz três histórias que se passam em épocas diferentes no Rio de Janeiro, com três visões distintas sobre o adultério.
Fernanda Torres interpreta diferentes personagens em cada uma das crônicas, enquanto Fernanda Montenegro faz uma participação especial.
O filme não está disponível em nenhum streaming atualmente.
“Gêmeas” (1999)
Duas irmãs gêmeas, Iara e Marilena (Fernanda Torres), estão acostumadas a se passar uma pela outra. Mas quando Marilena se apaixona, Iara tenta seduzir o namorada da irmã e acaba dando início a uma rivalidade perigosa. O longa também é inspirado na obra de Nelson Rodrigues e tem direção de Andrucha Waddington.
Enquanto Fernanda Torres faz o papel das duas irmãs protagonistas, Fernanda Montenegro interpreta sua mãe.
O filme não está disponível em nenhum streaming atualmente.
“Redentor” (2004)
O jornalista Célio Rocha (Pedro Cardoso) é obrigada a encarar um ex-amigo, Otávio Sabóia (Miguel Falabella), durante a cobertura de um escândalo imobiliário. O pai de Otávio era um empreiteiro corrupto, que antes de sua morte passou a perna em diversas pessoas, incluindo os pais de Célio.
Fernanda Montenegro faz o papel de Dona Isaura e Fernanda Torres interpreta a mesma personagem quando jovem neste filme dirigido por Bruno Barreto.
O filme está disponível na Globoplay.
“Casa de Areia” (2005)
O português Vasco (Ruy Guerra) compra um terreno no Nordeste e decide levar sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), para reconstruir a vida nesta terra. Ao chegar lá, eles descobrem que o lugar se trata de um deserto completamente inóspito.
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres aparecem em tela como mãe e filha novamente neste longa de Andrucha Waddington.
O filme não está disponível em nenhum streaming atualmente.
“Gilda, Lúcia e o Bode” (2020)
Neste especial de fim de ano da TV Globo, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro voltam a assumir os papéis de Lúcia e Gilda, criados para a série “Amor e Sorte”. Durante o isolamento social forçado pela pandemia de Covid-19, mãe e filha precisam aprender a conviver sob o mesmo teto, ainda mais após a demissão de Lúcia.
O filme está disponível na Globoplay.