quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 9:41

  • Home
  • Política
  • Ficam precedentes muito ruins da batalha de caso do X, diz Marsiglia à CNN

Ficam precedentes muito ruins da batalha de caso do X, diz Marsiglia à CNN

O advogado constitucionalista André Marsiglia, em participação no WW, expressou preocupação com os precedentes estabelecidos na recente batalha envolvendo a rede social X e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o especialista, as decisões tomadas durante o embate podem ter consequências negativas para o ordenamento jurídico brasileiro.

Marsiglia destacou como um dos pontos mais problemáticos a decisão relacionada à Starlink, empresa de internet via satélite também pertencente a Elon Musk.

“Parece que o Musk percebeu que a Starlink ia acabar pagando a conta do X, então seria melhor reativar logo o X e cumprir as decisões”, analisou o advogado.

Confusão entre conceitos jurídicos

O especialista alertou para a perigosa mistura entre conceitos jurídicos distintos: “Isso gera um precedente muito ruim para o direito, que é a confusão entre empresas que têm sócios comuns e empresas que têm um grupo econômico, são conceitos jurídicos totalmente diferentes que ficam misturados daqui para frente em decisões da nossa mais alta corte”.

Além disso, Marsiglia criticou outros aspectos das decisões, como “intimações feitas por redes sociais, decisões punindo ou, de alguma forma, ameaçando de punição terceiros alheios às partes e ao processo, como os usuários da rede”.

Jurisprudência de exceção

O advogado argumentou que, na busca por dar efetividade às suas decisões, o STF acabou criando uma “jurisprudência de exceção”.

Segundo ele, essa nova jurisprudência não respeita os precedentes anteriores da própria corte, o que pode gerar instabilidade jurídica.

“Isso fica para a história. Quando o caso cessa, quando as partes se vão, os próprios ministros mudam, mas a jurisprudência fica e é uma jurisprudência nociva”, alertou Marsiglia.

O especialista concluiu ressaltando que essa instabilidade jurídica pode até mesmo afetar investimentos estrangeiros no país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PM apreende mais de 30 balões em pouco mais de um mês no Rio

A Polícia Militar do Rio apreendeu 31 balões em várias cidades fluminenses, entre 7 de…

Sebrae Rio promove 12ª edição do TOP Empreendedor

Foto: Reprodução/Internet O Sebrae Rio divulgou a realização da 12ª edição…

Carlos Jordy e Carlos Portinho disputam indicação do PL ao Senado pelo Rio

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado A candidatura do PL ao Senado pelo Rio de Janeiro deve…

Ir para o conteúdo