O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19/06), leva fiéis às ruas de todo o estado do Rio de Janeiro para as cerimônias tradicionais. São Gonçalo tem a celebração com maior número de tapetes de sal da América Latina: são 238 em toda a cidade. Os tapetes são Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município que comemora 30 anos de tradição.
O tema escolhido do Corpus Christi este ano é ‘Eucaristia: Alimento da Esperança’. A confecção dos tapetes começou às 7h, com a participação de 27 paróquias, colégios e comunidades católicas e escolas municipais. São usados na festa aproximadamente, 200 sacos de serragem (de 100 litros cada), inúmeros tubos de corante, além das 52 toneladas de sal.
Também nesta manhã, o Santíssimo foi exposto para adoração no interior da Paróquia São Gonçalo. A programação também teve o momento de louvor no palco, das 8h às 10h30, com a comunidade católica Dom de Deus.
Na parte da tarde, os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante, às 14h30, para mais um louvor. Às 16h, começa a Santa Missa, sob a presidência do Arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, seguida de procissão pelas ruas do Centro.
Todos os visitantes são convidados a levar alimentos não perecíveis para as famílias cadastradas nas atividades sociais das Igrejas do município. As doações podem ser entregues em quatro tendas instaladas nos seguintes pontos: Casa das Artes, no pátio da Paróquia São Gonçalo, na entrada do Teatro Municipal de São Gonçalo e na Praça Dr Luiz Palmier.
Além da festa, para celebrar as três décadas do evento no município, serão plantadas 30 mudas de árvores frutíferas de amora e de pitanga no jardim da Igreja Matriz, em parceria com a Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo. O plantio acontece no sábado (21), às 9h.
A festa também conta com uma exposição de fotografias das celebrações realizadas nos últimos anos. A mostra acontece do dia 17 de junho até o dia 2 de agosto, na Casa das Artes, no bairro Zé Garoto, de terça a sexta-feira, de 10h às 18h, e sábado de 10 às 16h.
Tapetes e procissão no Rio
No Rio, a Arquidiocese também organiza a montagem dos tradicionais tapetes em várias vias do Centro da capital fluminense e também uma procissão.
Cristo Redentor
A confecção do tapete de Corpus Christi no monumento carioca será feita de maneira sustentável, como no ano passado. Os trabalhos começaram às 3h da manhã dessa quinta-feira (19/06), quando fiéis confeccionaram os tapetes usando cerca de 460 kg de tampinhas plásticas trituradas, no lugar do sal.
A iniciativa, que conta com o apoio técnico da empresa Policog, ressignifica resíduos que poderiam estar poluindo o meio ambiente.