quinta-feira, 16 de abril de 2026 - 8:15

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Filhote de macaco-prego é devolvido à natureza pelo Projeto Conexão Silvestre da Light

Filhote de macaco-prego é devolvido à natureza pelo Projeto Conexão Silvestre da Light

Crédito: Divulgação

O Projeto Conexão Silvestre, iniciativa da concessionária Light em parceria com o Instituto Vida Livre, reintroduziram um filhote de macaco-prego fêmea no Jardim Botânico, na Zona Sul carioca, na última quinta-feira, dia 2. A iniciativa representou um marco significativo nas ações ambientais da cidade.

O Conexão Silvestre tem como objetivo proteger a fauna silvestre das interações com a rede elétrica urbana. A ação, inédita no setor elétrico brasileiro, foi celebrada por Roched Seba, presidente do Instituto Vida Livre, que enfatizou a importância dos estudos desenvolvidos sobre a interação dos animais com a rede elétrica, para o desenvolvimento e adoção de práticas de prevenção de acidentes e mortes.

A macaca-prego foi solta após ser regatada de um acidente com a rede elétrica e ficar quatro meses em reabilitação.

Para Giovanna Curty, superintendente de Comunicação e Sustentabilidade da Light, o Conexão Silvestre representa uma resposta muito otimista ao desafio de conciliar o bem-estar da vida selvagem e o abastecimento de energia no Rio de Janeiro. Com o projeto, ela acredita ser possível minimizar o número de acidentes e mortes de animais, além de servir de inspiração para outras concessionárias no país.

O Projeto Conexão Silvestre é resultado de uma parceria entre a Light, o Instituto Vida Livre e a Concert Lab, e conta com o suporte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo passa a integrar rota do turismo carioca

Museu de Favela, localizado no Edifício Multiuso do Estado/ Crédito: Philippe Lima A parceria entre…

Boulos diz que fim da escala 6 por 1 é “para agora”

O governo federal considera que o fim da escala de trabalho 6 por 1 é “para…

Alerj marca nova eleição para presidência na sexta após anular pleito anterior

Foto: Octacílio Barbosa/Alerj A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro marcou para sexta-feira (17), às…

Ir para o conteúdo