Cerimônia também marcou entrega de dez viaturas para ocorrências de busca e salvamento
O governador Wilson Witzel participou, nesta quarta-feira (6/2), de uma homenagem aos 80 militares do Corpo de Bombeiros que se revezaram nos trabalhos de busca e resgate em Brumadinho, em Minas Gerais. A equipe recebeu a Medalha do Mérito Força e Coragem. A comenda é conferida aos bombeiros que tenham se destacado em operações de grande relevância.
– O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a prestar a imediata solidariedade. Vocês fizeram um trabalho para o qual estão preparados. São estes valores que me fazem ter esperança, há homens e mulheres de bem trabalhando e servindo – afirmou o governador.
O secretário de Estado Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., informou que o Governo do Estado do Rio mandará nova equipe para auxiliar no socorro às vítimas de Brumadinho. Serão enviadas duas duplas de militares e dois cães farejadores para a procura de mais mortos. A solicitação foi feita pelo governo de Minas Gerais.
– Amanhã mandaremos novamente uma equipe para apoiar este esforço à Brumadinho. O cão é muito preciso para localizar vítimas, então naquele mar imenso de lama e rejeitos, o animal vai indicar exatamente onde devem ser feitas as buscas. Colocamos nossos melhores veículos, aeronave e bombeiros para atuarem prontamente logo que recebemos a notícia do desastre. Quero agradecer aos bravos soldados do fogo e da lama, que abriram mão de estarem com suas famílias, para atender a esta tragédia – afirmou o secretário.
Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Barbosa, um dos 80 homenageados, o grande desafio foi atuar em um terreno instável e com dificuldade enorme de locomoção.
– Apesar desta ter sido a minha nona grande operação, ficamos impactados com o tamanho da tragédia. Muitos familiares nos abordaram para solicitar apoio para encontrarmos os corpos de seus entes queridos – contou o militar.
A cerimônia marcou também a entrega de dez viaturas do tipo ABSL, utilizadas para ocorrências de busca e salvamento. O investimento nos equipamentos foi de aproximadamente R$ 2.850.000, proveniente dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio. Os veículos serão distribuídos para as unidades do Catete, Paraty, São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Campos, Resende, Barra Mansa, Teresópolis, Cabo Frio e para o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP).
Barragens no estado
No evento que homenageou os bombeiros militares, o governador informou ainda que a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade atua na fiscalização das barragens do estado. Um grupo de trabalho formado por técnicos da secretaria e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), tem cuidado da atualização do diagnóstico das barragens do estado, da revisão de normativos relacionados ao tema e da realização de ações de fiscalização. Ao longo da próxima semana, todos os empreendedores serão notificados e terão prazo de 90 dias para realizarem a Inspeção de Segurança Regular em suas estruturas.
– Estamos fazendo o dever de casa aqui no Rio de Janeiro, estamos fiscalizando nossas barragens para prevenir desastres. – acrescentou o governador.
Fotos: Carlos Magno