quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 - 10:46

  • Home
  • Política
  • Governadores criticam decreto do governo sobre uso da força pelas polícias

Governadores criticam decreto do governo sobre uso da força pelas polícias

Governadores de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticaram, nesta terça-feira (24), o decreto do Ministério da Justiça publicado para regular o uso da força por policiais de todo o país. O documento afirma, entre outros pontos, que o uso de arma de fogo deve ser o último recurso.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que o decreto é um “presente de Natal para o crime organizado”. Segundo ele, o texto promove o “engessamento” das forças e é uma “chantagem explícita contra os estados”.

“O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados”, escreveu no X (antigo Twitter).

Caiado também declarou que o decreto é dissonante para o contexto brasileiro. “A realidade brasileira é marcada por narcotraficantes violentos, equipados com um vasto arsenal, que travam uma verdadeira guerra contra o Estado democrático de direito.”

Ibaneis critica

À CNN, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) também criticou o texto e afirmou que as diretrizes estabelecidas pelo governo são inconstitucionais.

Para ele, o decreto fere artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil.

“Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados”, disse.

Tanto Caiado quanto Ibaneis têm críticas à proposta de emenda à Constituição (PEC) do governo federal que aumenta a atuação da União na área de segurança pública.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Kid preto“ suspeito de planejar morte de Lula pede revogação da prisão

A defesa do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo apresentou pedido de revogação de prisão ao Supremo…

Arsenal x Tottenham: horário e onde assistir ao jogo da Premier League

O clássico londrino entre Arsenal e Tottenham promete agitar a 21ª rodada da Premier League…

Regulamentação do uso da força policial deve ser publicada nesta semana

O Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deve publicar ainda nesta semana…

Pular para o conteúdo