
A influenciadora e fisiculturista Gracyanne Barbosa se filiou ao Republicanos na tarde desta terça-feira (24), em um ato na Câmara dos Deputados, em Brasília. A movimentação abre caminho para uma candidatura a deputada federal pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026, segundo informações publicadas pelo Metrópoles.
Sem histórico de filiação partidária e sem experiência em cargos públicos, Gracyanne assinou a ficha de filiação durante agenda com dirigentes da legenda.
Depois do ato, a influenciadora falou em focar temas ligados ao esporte e ao que chama de disciplina. “Acho que são pautas que estão na minha vida, se fazem presentes em toda a minha trajetória e [quero] principalmente devolver um pouquinho de tudo que eu recebi durante toda a minha caminhada. Chegou a hora de retribuir”, disse Gracyanne Barbosa.
Ela evitou confirmar, no momento, a candidatura à Câmara. “Hoje eu me filiei, foi meu 1º passo. […] Em breve a gente vai conversar mais sobre meu posicionamento”, afirmou Gracyanne Barbosa.
Aos 42 anos, Gracyanne ganhou projeção nacional no início dos anos 2000 como dançarina do grupo Tchakabum. Também foi rainha de bateria de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo e participou do BBB 2025, na TV Globo.
No partido, a filiação é tratada como parte de uma estratégia para atrair nomes com alcance nas redes sociais e puxar votos na disputa proporcional.