Homenageando o Jeca Tatu, Arraial da Educação chega aos 12 anos de sucesso

No palco, escolas apresentaram danças envolvendo alunos; nas barracas, quitutes para todos os gostos. Escola Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto ficou com o troféu de barraca melhor ornamentada
Cantagalo – Organizada pela Secretaria de Educação de Cantagalo, com apoio das demais secretarias de governo, a Festa do Folclore Junino, o popular Arraial da Educação, realizada domingo passado, 3 de julho, no Centro da cidade, homenageou o Jeca Tatu, personagem criado pelo escritor de estórias infanto-juvenis Monteiro Lobato, que será o patrono da 10ª Feira Literária de Cantagalo (Flican), marcada para o período de 15 a 17 de setembro.
A festa, que normalmente é realizada no início de junho, abrindo as comemorações juninas, este ano ocorreu junto à tradicional Festa dos Carecas, que completou 107 anos e é considerada uma das mais antigas do estado.
Contando com um excelente público desde a abertura, por volta das 14 horas, o evento, que tomou conta da Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz do Santuário do Santíssimo Sacramento, de parte da Avenida Barão de Cantagalo e toda extensão da Rua Leontino Felippe Richa, reuniu 14 escolas, além da Associação Pestalozzi e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que utilizou uma barraca para oferecer gratuitamente mudas de árvores frutíferas, numa parceria com o Horto Florestal.
A maioria das escolas também contou com barracas montadas para a venda de quitutes típicos desta época do ano, brincadeiras, danças, apresentações musicais, quadrilhas, entre outras atrações, todas tendo os estudantes como os destaques. Os professores apresentaram este ano um casamento caipira no palco, inclusive envolvendo o Jeca Tatu, homenageado do evento.
De acordo com a secretária de Educação, Fernanda Torres, as escolas participantes poderão utilizar tudo o que foi arrecadado pelas suas barracas em prol das próprias unidades de ensino. Para ela, o maior objetivo, além de exaltar os festejos juninos e julinos no município, é resgatar e manter vivas as tradições juninas e julinas. “É uma festa que está se tornando tradição na região, e recebemos vários visitantes”, disse. Ela também agradeceu a importante parceria das demais secretarias municipais.
A maior parte das escolas participantes apresentou algum tipo de dança no palco, além de capricharem não só nas guloseimas típicas desta época do ano, mas, também, no visual das barracas, que estavam concorrendo ao título de melhor ornamentada ou mais bonita, troféu que acabou ficando com a Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto, instalada no segundo distrito, Santa Rita da Floresta.
A eleição foi feita por uma comissão formada pela Secretaria Municipal de Educação. A escola recebeu um troféu. A entrega foi feita pelo prefeito Saulo Gouvêa e pela secretária de Educação, Fernanda Torres, ao final da festa. O prefeito e a secretária também entregaram troféus de participação às escolas e entidades participantes.
O evento foi encerrado após uma pausa de pouco mais de 1 hora para a celebração da missa no Santuário do Santíssimo Sacramento. O show, com patrocínio da Prefeitura e apoio da Brasilnet, ficou por conta do cantor Bira Bello, que animou a cidade até as 22 horas.
 
ESCOLAS E ENTIDADES PARTICIPANTES
01 – Escola Municipal Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte)
02 – Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo)
03 – Escola Municipal Antônio Raposo (Boa Sorte)
04 – Escola Municipal Alzira Teixeira de Arruda Câmara (Taquara de Cima)
05 – Escola Municipal Cel. Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba)
06 – Escola Municipal Dacyr José Ribeiro (São José)
07 – Escola Municipal Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia)
08 – Escola Municipal Francisco Estebanez da Silva (São João da Barra)
09 – Escola Municipal Joarez da Conceição Bon (Campo Alegre)
10 – Escola Municipal Lameira de Andrade (Centro)
11 – Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio)
12 – Escola Municipal Profª Lúcia Helena Pinheiro do Couto (Santa Rita da Floresta)
13 – Escola Municipal Rita de Cássia Naegele Rodrigues (Portozil)
14 – Centro Educacional de Cantagalo – Ceduc (Centro)
15 – Associação Pestalozzi de Cantagalo
16 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Redação/Foto: Gilmar Marques

Deixe uma resposta