terça-feira, 30 de setembro de 2025 - 8:43

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Infraero, Gol, Latam e Azul são notificadas pelo Procon Carioca devido a caos no Santos Dumont

Infraero, Gol, Latam e Azul são notificadas pelo Procon Carioca devido a caos no Santos Dumont

Passageiros no saguão do Santos Dumont em meio a caos no aeroporto em 30 de setembro de 2025 – Foto: Raoni Alves/G1 Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro notificou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e as companhias Azul, Gol e Latam, que operam no Aeroporto Santos Dumont (SDU), na região central da cidade, devido ao grande número de reclamações relacionadas a atrasos e cancelamentos de voos nesta terça-feira (30/09).

Equipes de fiscalização e atendimento do Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, estiveram no SDU e constataram filas extensas, desorganização generalizada e diversos relatos de passageiros que aguardavam atendimento há mais de cinco horas.

O caos se deu devido a um derramamento de óleo hidráulico na pista do aeroporto, ocorrido na madrugada desta terça, que interrompeu pousos e decolagens no local por mais de 12 horas. O Santos Dumont só voltou a funcionar depois das 17h.

As principais queixas dos passageiros foram relacionadas a falta de informações claras sobre a interdição do Santos Dumont, além da ausência de assistência adequada aos consumidores como realocação em outros voos, acomodação, alimentação e reembolso.

”O que presenciamos hoje no Santos Dumont é um desrespeito inaceitável ao consumidor. Falta de informação, ausência de assistência e horas de espera não podem ser tratadas com tanto despreparo pelas companhias aéreas e pela administradora do aeroporto. O Procon Carioca está tomando todas as medidas legais para garantir que os responsáveis prestem contas e que os direitos dos passageiros sejam assegurados”, diz o secretário João Vitor Pires.

”O Procon Carioca cobra explicações imediatas das empresas envolvidas e reforça que os direitos dos consumidores devem ser respeitados, especialmente em situações de crise no setor aéreo”, complementou.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Câmara aprova urgência para oito projetos sobre segurança pública

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) o regime de urgência para oito propostas sobre…

São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

O governo do estado de São Paulo informou nesta terça-feira (30) que cinco pessoas morreram após sete…

Congonhas tem voos cancelados por causa de fechamento de aeroporto no Rio

Fato ocorre em razão de um vazamento de óleo na pista do Santos Dumont que…

Ir para o conteúdo