A Prefeitura do Rio de Janeiro notificou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e as companhias Azul, Gol e Latam, que operam no Aeroporto Santos Dumont (SDU), na região central da cidade, devido ao grande número de reclamações relacionadas a atrasos e cancelamentos de voos nesta terça-feira (30/09).
Equipes de fiscalização e atendimento do Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, estiveram no SDU e constataram filas extensas, desorganização generalizada e diversos relatos de passageiros que aguardavam atendimento há mais de cinco horas.
O caos se deu devido a um derramamento de óleo hidráulico na pista do aeroporto, ocorrido na madrugada desta terça, que interrompeu pousos e decolagens no local por mais de 12 horas. O Santos Dumont só voltou a funcionar depois das 17h.
As principais queixas dos passageiros foram relacionadas a falta de informações claras sobre a interdição do Santos Dumont, além da ausência de assistência adequada aos consumidores como realocação em outros voos, acomodação, alimentação e reembolso.
”O que presenciamos hoje no Santos Dumont é um desrespeito inaceitável ao consumidor. Falta de informação, ausência de assistência e horas de espera não podem ser tratadas com tanto despreparo pelas companhias aéreas e pela administradora do aeroporto. O Procon Carioca está tomando todas as medidas legais para garantir que os responsáveis prestem contas e que os direitos dos passageiros sejam assegurados”, diz o secretário João Vitor Pires.
”O Procon Carioca cobra explicações imediatas das empresas envolvidas e reforça que os direitos dos consumidores devem ser respeitados, especialmente em situações de crise no setor aéreo”, complementou.